MENU

Jovens e Mulheres se reúnem no Chile para fortalecer seu empoderamento sindical

Encontro contou com o apoio da Internacional da Construção e da Madeira (ICM) e do Centro de Solidariedade dos EUA (AFL-CIO)

Publicado: 07 Novembro, 2015 - 10h59

Escrito por: Conticom

notice

No dia 20 de outubro foi realizada uma reunião de ‘Empoderamento de Mulheres e Jovens’, que reuniu dezenas de lideranças sindicais de toda a América em Santiago, no Chile, com o objetivo de planejar ações para o próximo ano. Esta reunião foi realizada em parceria da Internacional da Construção e da Madeira (ICM) com o Centro de Solidariedade dos Estados Unidos, AFL-CIO.

Durante a reunião foram ouvidos dirigentes sindicais e estudantis dos diversos países participantes, que discutiram a campanha de incremento da participação de mulheres e jovens nos sindicatos. Na questão de juventude os sindicatos destacaram a importância da maior articulação entre as escolas e programas de capacitação de trabalho e os sindicatos.

Na oficina referente a mulheres estiveram presentes as companheiras Dulcilene Moraes, secretaria de Mulher da Conticom e Maria de Fátima (Pretinha), recém eleita representante do ramo na diretoria da CUT Nacional. Pretinha deu o informe sobre a organização e mobilização da campanha salarial do seu sindicato de base, o Sintraconst/ES. Já Dulcilene deu um informe das atividades dos trabalhadores no Brasil, assim como as principais campanhas salariais, experiências em seu sindicato de base, o Marreta/PE, e a conquista da paridade no congresso da Central Única dos Trabalhadores.

O Comitê Mundial de Mulheres aprovou a representação de 30% de mulheres em todo o trabalho da ICM, além da designação de recursos humanos e financeiros para as atividades de gênero da entidade. Participaram da atividade jovens e mulheres da Argentina, República Dominicana, Panamá, Jamaica, EUA, Suécia, Suíça, Peru e Brasil.