MENU

Marceneiros da Minas Gerais não querem pagar o pato!

Sindicato inicia paralisações em Belo Horizonte

Publicado: 07 Outubro, 2015 - 15h11

Escrito por: Sindicato dos Marcineiros de Belo Horizonte

notice

A Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) está veiculando uma matéria na imprensa nacional dizendo que o povo (leia-se empresários) não podem pagar o pato da falta de recursos financeiros do Governo Federal, que quer criar novos impostos.

Aderindo a esta proposta, os empresários em geral, não querem aceitar que os trabalhadores tenham a reposição da inflação em seus salários. Em todo o país, os trabalhadores estão em dificuldades para fecharem convenção coletiva com o que, até então era garantido por lei, o INPC.

Longe de ser uma crise econômica, o que acontece atualmente no Brasil é uma crise política, onde os parceiros do governo federal romperam com os compromissos e viraram oposição. Preferem minar o Governo da Presidenta Dilma e criarem uma desestabilização, do que aderirem a uma proposta nacional para o bem de todos. No meio disso, estamos nós trabalhadores.

Para não ficarem no prejuízo e terem que pagar pelo pato desta crise política, os marceneiros de Minas Gerais iniciaram nesta terça-feira (06/10/2015) uma onda de paralisações por todas as empresas da indústria do mobiliário do estado.

Em campanha salarial desde junho (data base julho) deste ano, a categoria necessita de um reajuste salarial de 9,31% para recompor a inflação desde a última Convenção Coletiva, porém os empresários do setor resolveram endurecer o jogo e insistem em recompor os salários dos trabalhadores em apenas 6%.

Insatisfeitos, o marceneiros preferem ir à greve do que ficarem com prejuízos salariais. Não se sentem responsáveis pela crise política do país e demonstram sua disposição de luta, acatando proposta do sindicato (SINDMAR) e paralisando os trabalhos na Capital.

Iniciaram paralizações na Homeoffice e a adesão está se espalhando por todo o estado, com trabalhadores de várias fábricas replicando a iniciativa, enquanto aguardam uma reunião agendada no Ministério do Trabalho, em tentativa de encontrarem uma solução à proposta de greve de marceneiros em Minas Gerais.