MENU

Conticom é confirmada na direção executiva da CUT

Claudio da Silva Gomes representará o ramo, anunciou o presidente da CUT, Vagner Freitas

Publicado: 05 Outubro, 2015 - 15h53

Escrito por: Conticom

notice

A CUT realizou na última quinta-feira (1º) uma Coletiva de Imprensa com o objetivo de apresentar o 12º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CONCUT) e uma proposta de chapa para a nova diretoria. Nesta apresentação de chapa, a Conticom entra para a executiva da entidade com a indicação do companheiro Claudio da Silva Gomes. 

O CONCUT acontecerá num momento político difícil para a classe trabalhadora. Pautas como a retirada de direitos, redução da maioridade penal, política econômica que penaliza o trabalhador, terceirização ampliada, entre outras, precisarão ser enfrentadas pela maior central da América Latina. 

Para Vagner Freitas a apresentação da proposta de chapa com unidade entre as forças políticas da CUT uma semana antes do Congresso é uma inovação, mas também é estratégico. “Um congresso que vai discutir as saídas para a crise, do ponto de vista dos trabalhadores. A mudança da política econômica, para voltar pra geração de trabalho e renda. Vamos falar da não retirada de direitos, e sim da ampliação de direitos. Contra o golpismo, contra o retrocesso, contra a intolerância, pelo desenvolvimento da democracia. Vamos discutir os principais problemas da classe trabalhadora, com propostas de geração de emprego”, afirmou o presidente. 

Lideranças  do ramo destacam importância da valorização do trabalho da Conticom 
Djair Martins, secretário de relações externas do Sintraconsmonpes/RJ - "Já passou da hora, essa indicação é mais do que justa, a nossa categoria vem crescendo de forma sustentada e permanente na CUT há um tempo, reflexo da atuação dos nossos sindicatos que estão na luta diariamente. O cargo na executiva vem coroar e reforçar o setor nas lutas da central e vice versa". 
 

Domingos de Oliveira Davide, secretário de relações internacionais da Conticom e presidente do Sintracom Curitiba/PR - "Para o nosso orgulho nós somos fundadores da CUT, participamos das primeiras plenária para a fundação da central. Sempre achei que a CUT tinha que nos ter na direção, para o próprio crescimento da Central. Que consiga ter uma visão do ramo, mas também uma visão geral da Central. Precisamos levar nossa bandeira a diante". 
 

José Abelha Neto, secretário de juventude da Conticom e presidente do SintracomCG/MS - "O setor da construção ganha com esta indicação um novo patamar nas decisões de entidade. Somos um dos maiores e principais ramos da CUT e finalmente estamos sendo reconhecidos por isso. O Claudinho foi fundamental para essa conquista". 
 

Josemar Bernardes, presidente da FSCM/CUT - "Ainda que tardia esta indicação é importante pois nunca ocupamos um espaço desses, e o nosso setor carece de uma representação direta na CUT, para conseguir falar em nome do setor com conhecimento de causa, dia a dia. Vamos em busca de ampliar nossa participação cada vez mais na nacional e nas CUTs estaduais".  
 

Manoel Vaz, presidente do Sinticom de São Gonçalo/RJ - "O setor da construção cresceu muito nestes últimos anos, por ser vanguarda na geração de emprego, mas também em sua atuação e formulação política na mudança da vida dos trabalhadores do país. Nossas bases foram ampliadas, estamos organizados nas principais e maiores obras do país. Nada mais justo do que passarmos de coadjuvantes a atores principais nas decisões da Central". 
 

Paulo Peres, Carioca, secretário de formação da Conticom e presidente do Sintraconst/ES - "Esta indicação é um sinal de evolução nos trabalhos e na atuação política coletiva. A Conticom precisa ter alguém na executiva, a CUT precisa ter o nosso olhar. Precisamos brigar cada vez por mais espaços, por crescer, por ter pasta na executiva, esse tem que ser o nosso objetivo".