MENU

SINTICOP-MS encerra protesto na BR 163, após quatro dias de mobilização

Só após pressão, terceirizada EMPA e CCR MSvia se comprometeram a pagar salários e verbas rescisórias atrasadas

Publicado: 02 Outubro, 2015 - 17h08

Escrito por: Sérgio Souza Júnior, da CUT-MS

notice

Revoltados com a falta de pagamentos de seus direitos trabalhistas, cerca de trinta (30) funcionários da empresa EMPA Engenharia, terceirizada da CCR MSVia, paralisaram suas atividades desde o dia 28 de setembro, na obra de duplicação da BR 163, no trecho entre os municípios de São Gabriel do Oeste e Rio Verde.

Acionado pelos trabalhadores, dirigentes do Sinticop-MS (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada do Mato Grosso do Sul), junto com os manifestantes, paralisaram a usina de asfalto da obra.

Por conta do impasse e em resposta às reivindicações dos trabalhadores, o patronal apresentou proposta de pagamento R$ 1.500,00 reais para cada trabalhador, a título de adiantamento e a quitação total dos débitos trabalhistas, trinta (30) dias após o adiantamento. Em Assembleia, os trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa.

Após uma série de reuniões, a empresa EMPA Engenharia, apresentou proposta de pagamento do valor de R$3.000,00 como forma de adiantamento, além do pagamento total das dívidas trabalhistas e liberação do FGTS e seguro-desemprego, que foi aceita.

Ficou determinado também, que este acordo entre trabalhadores, a terceirizada EMPA e a CCR MSvia, será assinado em Campo Grande, preferencialmente no dia 2 de outubro, ou nos dias subsequentes, sendo elaborado pelo Sinticop-MS, que buscará mediação com representantes do Ministério Público do Trabalho.

Segundo Walter Vieira dos Santos, Presidente do Sinticop-MS, “a participação do sindicato foi importante para forçar a empresa efetuar os pagamentos, pois à quase quarenta dias que o problema vinha se arrastando com a EMPA, sempre empurrando com a barriga. Com essa mobilização, repercutiu na mídia, na CCR que é a empresa responsável que se conscientizou, pois acionou seu pessoal da sede de Cuiabá, para resolver esta situação”, disse.

Para Walter, esta situação de mobilização, “gerou força para pressionar as empresas à pagar, além de que, esta articulação serviu de alerta para outras empresas que trabalham na BR 163, cuidarem de pagar em dias os direitos trabalhistas de seus funcionários, para nós do sindicato o saldo desta luta foi positivo”, ponderou.

Relatos de diretores do SINTICOP-MS afirmam que a empresa EMPA Engenharia é reincidente em atrasos de pagamentos de salários, além de não estar em dia com suas contribuições sindicais.