MENU

Sindicalista da Construção Paulo Marcelo foi reeleito presidente da CUT-PB

CUT Paraíba elegeu nova diretoria para quadriênio 2015-2019

Publicado: 12 Agosto, 2015 - 15h58

Escrito por: CUT PB

Os 147 delegados e delegadas do 12º Congresso da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) elegeram a chapa única “Resistencia e Democracia” com unanimidade, na manhã do último sábado (8/6). A nova direção da entidade para o quadriênio 2015-2019 leva para o segundo mandato, o sindicalista Paulo Marcelo, e tem como vice uma mulher, a sindicalista rural Claudia Costa, do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Juazeirinho, sertão paraibano.

O novo quadro da gestão (2015-2019) da CUT Paraíba deve seguir a atual linha de atuação, que é fortalecer a integração dos sindicatos com a Central e reforçar o número de parcerias com os movimentos sociais e setores progressistas do Estado. Para o presidente Paulo Marcelo, “a CUT-PB tem desenvolvido um trabalho reconhecido pela luta e constante mobilização com diversos segmentos populares e sindicais”.

De acordo com ele, a entidade foi e continuará sendo protagonista das ações em defesa da democracia e do projeto político que respeite a classe trabalhadora. “Estamos em permanente diálogo com os movimentos populares do campo e da cidade para fortalecer a e continuar construindo à frente popular e democrática em defesa da democracia brasileira, que tem articulação nacional”, salientou.

Durante a fala de posse do presidente reeleito, a emoção tomou conta da plateia, que ficou sensibilizada com a trajetória de luta de Paulo Marcelo, frente aos obstáculos que a Central enfrentava quando tomou posse, em 2012. Para ele, apesar de todas as dificuldades e limitações, a CUT-PB conseguiu seu espaço e respeito no cenário regional e nacional.

Paulo enfatizou as lutas que marcaram a Central desde sua fundação e fez um panorama de como as manifestações dos movimentos populares e do movimento sindical foram responsáveis pela defesa do estado democrático de direito ao qual o cidadão brasileiro vem perdendo com o atentado violento que a democracia vem sofrendo. “A direita quer destruir o sonho da classe trabalhadora, mas nós trabalhadores e trabalhadoras iremos resistir até o fim de mãos dadas, porque é o nosso sonho que está sendo derramado e não queremos que isso continue acontecendo”, desabafou.

O presidente reeleito discursou à plateia esclarecendo, ainda, que o 12° Cecut Paraíba foi um dos congressos mais produtivos que a CUT-PB já realizou, em termos de organização, convidados e encaminhamentos. Destacou a grande participação da CUT Nacional: presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, secretaria da mulher trabalhadora, Rosane Silva e o secretário de organização da CUT,Jacy Afonso.