MENU

ICM discute construção de macro acordos nas empresas multinacionais do ramo

Dirigentes sindicais da América Latina se reuniram dos dias 9 a 12 de junho em Foz do Iguaçu

Publicado: 23 Junho, 2015 - 10h15

Escrito por: Sintracom Curitiba

notice

Dirigentes sindicais de vários países da América Latina participaram entre os dias 9 e 12 de junho, em Foz do Iguaçu, de um encontro promovido pela Internacional da Construção e da Madeira (ICM) para debater a redes sindicais de empresas multinacionais.                

O objetivo é organizar os trabalhadores dessas transnacionais e estabelecer acordos macros de direitos trabalhistas que sejam respeitados em todos os países onde essas empresas atuam. O evento contou com a presença de Nilton Freitas, Representante Regional para America Latina e Caribe da ICM.                

Os participantes também discutiram maneiras de conseguir uma melhor representação sindical e acordos coletivos nas obras destas grandes empresas, usando cláusulas trabalhistas e a cooperação entre os sindicatos e outras ferramentas.               

O Sintracon Curitiba esteve representado no encontro por seu presidente, Domingos Oliveira Davide, que também é secretário de relações internacionais da Conticom (Confederação dos Sindicatos de Trabalhadores da Construção e da Madeira Filiados à CUT). “O evento foi bastante produtivo e é de muito interesse para nós, da construção civil de Curitiba, pois temos várias multinacionais que atuam em nossa cidade, como a Brookfield, Rossi, Thá, Camargo Correa, entre outras. Estamos avançando na organização sindical para patamares internacionais”, destacou Domingos.