MENU

De Norte a Sul os trabalhadores dizem não à terceirização

Pressão popular fez votação do PL ser adiada

Publicado: 16 Abril, 2015 - 17h11

Escrito por: Conticom

notice

São PauloSão PauloNa última terça-feira (15) milhares de pessoas participaram de atos em todo o país no “Dia Nacional de Paralisação contra PL 4330”. Os trabalhadores rechaçaram nas ruas o projeto que dá direto às empresas demitirem para contratar terceirizado, com diminuição de salários, de direitos e aumento da jornada de trabalho. 

Foram ecoadas diversas palavras de ordem contra o presidente da Câmara Eduardo Cunha e discursos que combatiam pautas da direita como o PL 4330 e a redução da maioridade penal.

Concórdia/SCConcórdia/SCManaus/AmManaus/AmAs ações em todo o Brasil foram coordenadas pela CUT, centrais sindicais e movimentos sociais, que paralisaram rodovias, interromperam a circulação de ônibus, trens e metrô em diversas capitais, além de provocar o fechamento de agências bancárias em todo o país, entre outras atividades. Os atos cooperaram para mostrar à Brasília que os trabalhadores brasileiros não aceitarão passivamente o PL 4330.

João Pessoa/PBJoão Pessoa/PBNa Refinaria do Planalto (Replan), em Paulínia/SP, mais de 2500 trabalhadores da Construção Civil e dos Petroleiros paralisaram as atividades na manhã. A manifestação  foi pacífica, porém, diante da tentativa da direção da Replan em boicotar o movimento com retenção dos ônibus de trabalhadores, a direção dos sindicatos decidiu bloquear a rodovia Zeferino Vaz, sentido Campinas-Paulínia, na entrada da Refinaria. 

Replan PaulíneaReplan PaulíneaPara Claudio da Silva Gomes, presidente da Conticom, “vamos continuar lutando constantemente para barrar o retrocesso.  Este será um período de luta permanente dos trabalhadores, o senado agora pode fazer emendas e temos que focar na melhora do projeto, e apesar de compreender um momento político delicado, pressionar para presidência vetar o PL”.