MENU

Ato em defesa da Petrobrás reúne dirigentes de todo o país no Rio de Janeiro

Para Marcos Hartung a classe trabalhadora tem que "se unir neste momento para enfrentar o interesse da elite nacional e das multinacionais"

Publicado: 26 Fevereiro, 2015 - 11h11

Escrito por: Conticom, com informações da CUT

notice

Na última terça-feira (24), a CUT, movimentos sociais, militantes e intelectuais realizaram um ato em defesa da Petrobrás, na sede da ABI, no Rio de Janeiro. O evento contou com a presença do ex-presidente Lula e demonstrou a disposição das forças progressistas na defesa da estatal, que é fundamental para o presente e para o futuro do Brasil.

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, “é fundamental que a população entenda que o massacre que a Petrobras vem sofrendo nos últimos meses, em especial por parte da grande mídia, tem objetivos econômicos e se eles – os donos dos meios de comunicação – saírem vitoriosos, o nosso projeto de desenvolvimento econômico com justiça social, distribuição de renda e emprego decente corre sérios riscos”.

Vagner também alertou que “oportunistas de plantão querem usar a conduta criminosa de alguns funcionários de alto escalão para preparar a empresa para a privatização. A Petrobras representa mais de 30% do PIB brasileiro e vamos defender este patrimônio contra qualquer tipo de interesse privatista ou do capital internacional”.

Para Marcos Aurélio Hartung, Secretário de Políticas Sindicais e Relações de Trabalho da Conticom, “o ato foi revigorante, ficou muito claro que a classe trabalhadora tem que se unir neste momento difícil para enfrentar o interesse da elite nacional e das multinacionais. A Petrobras é a nossa principal empresa, e antes de ser uma estatal, é um patrimônio público brasileiro, que reúne o que tem de mais avançado no Brasil em engenharia, pesquisa, tecnologia, e energia”. Marcão também destacou que este é um claro ataque a engenharia nacional e à lei de partilha criado durante o governo Lula, para ele “as multinacionais não querem que os royalities voltem para a educação, saúde”.