MENU

Após semana intensa, SintracomCG se prepara para Assembleia da categoria

No dia 30 de Janeiro, trabalhadores da construção civil definem proposta de sua Campanha Salarial 2015-2016

Publicado: 27 Janeiro, 2015 - 10h02

Escrito por: Sérgio Souza Júnior CUT-MS

notice

O SintracomCG voltou do recesso de final de ano a pleno vapor no dia 5 de janeiro e vem preparando ações de divulgação do processo de negociação salarial 2015-2016.

O Sindicato vem realizando uma forte campanha, de obra em obra, panfletando o convite da Assembleia Geral dos Trabalhadores da Construção Civil, Gesso, Mármore e do Mobiliário de Campo Grande (MS) que será realizada na próxima sexta-feira dia 30.

 Na manhã deterça-feira (20), ocorreu a segunda rodada de reuniões entre dirigentes de sindicatos de trabalhadores da construção civil de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de traçar conjuntamente, a pauta salarial para as negociações do ano de 2015.

A atividade aconteceu em Campo Grande (MS) na sede do Sintracom CG situado na rua Maracajú 878 e contou com a participação de Andreia Ferreira coordenadora do escritório regional do DIEESE-MS(Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Estavam presentes representantes dos Sindicatos de Trabalhadores da Construção Civil de Três Lagoas, Campo Grande e de sua Federação Estadual (FETRICOM-MS).

 Já na quarta-feira (21), o Presidente do Sintracom CG, José Abelha Neto participou de uma reunião com o Procurador do Ministério Público do Trabalho, Anízio Pereira Tiago, juntamente com dirigentes da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário (Fetricom), do Sinticop-MS  representado pelo companheiroValter, além de contar com a presença do Presidente Sintricom TL, Aldenisio Sales. A reunião aconteceu No período da tarde, na sede do MTE localizado na rua 13 de Maio, 3214.

Segundo José Abelha, "a intenção deste encontro foi para dialogar como poderíamos agregar o MTE, nas fiscalizações de obras. Como o Ministério do Trabalho não tem efetivo para chegar em todas as obras, os sindicatos não tem poder de polícia, nesse sentido as empresas tentam barrar a nossa entrada nas obras. Agora vamos apresentar o que acontece nos canteiros, através de relatórios, para que os descasos de determinadas empresas que deixarem os trabalhos a mercê da falta de segurança no canteiro, falta de pagamentos e registros não ocorram mais, e o MTE possa tomar as providências cabíveis".

 Nesta segunda-feira (26) os dirigentes do SintracomCG continuam com as panfletagens, dialogando com os trabalhadores, convidando os operários a comparecerem à Assembleia da categoria marcada para o dia 30 de janeiro.

As campanhas salariais de 2013 e 2014 foram marcadas pela greve no Mato Grosso do Sul, fato que não acontecia há décadas no estado e conseguiram credenciar a atual direção sindical na luta contra os malefícios das terceirizações, bem como a busca pela equiparação salarial com outros estados da federação. Atualmente, Campo Grande – MS, é a capital com o menor salário do país, segundo levantamento da Conticom.

Usando seu famoso bordão “Pau na Gata”*, o SintracomCG tem marcado suas campanhas salariais pelo forte enfrentamento com os patrões, em busca da recuperação salarial da categoria, além de lutar por melhores condições de trabalho nos canteiros de obra.

*Bordão nacional da categoria, em referência às empresas terceirizadas (gatas), que tal como gato manhoso, atraem trabalhadores com falsas promessas de salários, mas na verdade acabam oferecendo uma trabalho precarizado na construção civil, não pagam os direitos trabalhistas e previdenciários devidos, atrasam ou até nem mesmo subtraem os salários ao trabalhador, explorando ainda mais o (a) operário (a) do ramo, que já conta com baixos salários na carteira.