MENU

Ano começa com mortes de jovens na construção em Santa Catarina

Trabalho conjunto na prevenção, saúde e segurança tem que ser prioridade

Publicado: 22 Janeiro, 2015 - 15h47

Escrito por: Conticom

notice

No último dia 15 Diego Henrique Chaves, um jovem de 20 anos sofreu choque elétrico no momento em que manuseava betoneira em uma obra na Avenida 18 de Fevereiro, em Piratuba/SC. A vítima foi atendida em estado gravíssimo, mas morreu antes mesmo da chagada na Unidade Mista de Saúde.

As equipes do Corpo de Bombeiros tiveram muito trabalho para fazer o resgate do jovem, que estava em meio a areia, onde havia corrente elétrica. Este era o segundo dia de trabalho de Diego, que é a segunda vítima de descarga elétrica na região neste ano.

Na semana anterior, Claitson Dutra, 28 anos, trabalhava na pintura de uma obra em Ipira quando encostou na rede elétrica e caiu de um andaime de sete metros. O jovem recebeu uma descarga de 23 mil volts. Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital e morreu no CTI.

Leonel Arcangel, Secretario de Saúde e Meio Ambiente de Trabalho da Conticom, e Secretário Executivo de Formação do Sindicato da Construção de Concórdia, disse que “a secretaria de saúde do trabalhado tem visitados as obras e orientando os mestres de obra a fazer periodicamente reunião com os trabalhadores sobre a importância da segurança nas obras. Mas nesta região em que ocorreram os acidentes está muito difícil, principalmente pelas muitas terceirizadas que não fornecem os EPI necessários.”

Para Leonel é necessário um trabalho conjunto de conscientização, mas também de regras mais rígidas, para que as terceirizadas tenham todos os equipamentos de segurança e para assumirem suas responsabilidades.