MENU

Junto com dirigentes do Macrossetor da Indústria da CUT, presidente da Conticom participa de congresso de trabalhadores no Chil...

Presidente da Conticom integrou delegação composta por lideranças da CNM, CNTV e CNQ

Publicado: 09 Dezembro, 2014 - 10h27

Escrito por: Conticom, com informações da CNM/CUT

notice

O presidente da Conticom, Claudio da Silva Gomes,  participou  do 8º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, da Indústria e Serviços do Chile (Constramet) que foi realizado em Santiago, Chile, e reuniu 150 delegados e delegadas e convidados do Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, México e França. 

Claudio foi junto com a delegação brasileira dos presidentes do Macrossetor Indústria da CUT, que contou com a presença de Paulo Cayres, presidentes da CNM, Cida Trajano, da CNTV e Lu Varjão, da CNQ. Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC, não pode comparecer por problemas de agenda. 

O Chile está passando por um processo de formação de um Sindicato Único da Indústria. O presidente da Conticom conta que por não existir uma lei de trabalho consolidada no Chile, podem existir vários sindicatos em uma mesma empresa, o que torna o movimento sindical muito fragmentado. Então eles estão fazendo um esforço grande de unidade e coesão. É bem diferente nossa realidade de organização no Brasil. Mas Claudinho ressalta "apesar a organização sindical ser bem diferente, os problemas enfrentados pelos trabalhadores do Chile são os mesmos: a precarização via terceirização, subcontratação, desrespeito a legislação trabalhista, a dificuldade de negociação com a classe patronal e a interferência da justiça do trabalho trás resultados que muitas vezes prejudicam a classe trabalhadora."