MENU

Sintracon Curitiba denuncia: Grupo Thá é um balaio de gatos!

Terceirizações e calotes são marcas do grupo nas relações trabalhistas

Publicado: 02 Outubro, 2014 - 12h01

Escrito por: Sintracon Curitiba

notice

O Grupo Thá é o maior conglomerado imobiliário do Sul do Brasil. É formado por três unidades de negócio: Incorporadora, Engenharia e Imobiliária. Tem em seu histórico mais de um século de atuação no mercado e aproximadamente 6 milhões de m² construídos.

Uma empresa com esse currículo pode-se afirmar como de sucesso. Se nos negócios o Grupo Thá tem do que se orgulhar, nas relações trabalhistas é um fracasso total. Há tempos a empresa vem dando problemas aos trabalhadores e ao Sindicato.

A prática de contratações é a raiz do problema. O Grupo Thá possui um baixíssimo número de trabalhadores próprios. Opta preferencialmente por tocar suas obras com empresas terceirizadas, muitas delas de pequeno porte e conhecidas no mercado pela alcunha de “gatos”. Com uma frequência assustadora, esses “gatos” simplesmente desaparecem e deixam os trabalhadores sem salários e direitos das verbas rescisórias. Também acontece dessas empresas ficarem totalmente sem condições de pagar.

O fato de esses “gatos” darem o calote nos trabalhadores não exime o Grupo Thá, uma vez que nesses casos há a responsabilidade solidária da empresa tomadora de serviços, prevista na Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e no artigo 455 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Mesmo assim, a Thá prefere deixar os trabalhadores largados à própria sorte. O Sintracon Curitiba tenta intervir e negociar com o Grupo para que os empregados dos “gatos” não fiquem abandonados, mas a posição da Thá é sempre a mesma: deixa a questão ir para a Justiça do Trabalho e só efetua qualquer pagamento em juízo. Pouco se importa se eles produziram em suas obras e geraram lucro para a empresa.

Há poucos dias, o Sintracon produziu um Boletim Informativo onde denunciava à categoria esse verdadeiro “balaio de gatos” que é o Grupo Thá. A empresa imediatamente enviou dois representantes jurídicos ao Sindicato que pediram com veemência para que parasse a distribuição do informativo. Em contrapartida, a empresa se comportaria de forma diferente em relação aos trabalhadores terceirizados.

O Sindicato deu um voto de confiança, mas o Grupo Thá não cumpriu com a palavra empenhada. Recentemente, o problema voltou a acontecer. A empreiteira Ribeiro e Silva, prestadora de serviços à Thá, deu o calote nos trabalhadores. O Sintracon tentou todos os meios de negociação para proteger o direito desses operários, mas os representantes do Grupo Thá tiveram a cara-de-pau de negar as tratativas com o Sindicato à Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/MTE). O final da história repetiu a tradição negativa: o Sintracon e os trabalhadores tiveram que entrar com ação na Justiça do Trabalho. Até que o processo seja julgado, os operários ficam desamparados.

O Sintracon Curitiba está farto das falsas promessas do Grupo Thá e vai apertar o cerco na fiscalização de suas relações com empresas terceirizadas. Constatadas quaisquer irregularidades, os órgãos competentes serão acionados.