MENU

RIO+20: Desenvolvimento sustentável depende de novo modelo de produção e consumo

Trabalho decente deve ser prioridade

Publicado: 16 Novembro, 2011 - 15h29

 

No momento em que se agudiza a crise do modelo capitalista, regido pela absurda financeirização da economia, torna-se inadiável a construção de um modo de produção e consumo sustentáveis, que tenham na garantia de direitos, no emprego decente e no salário digno suas principais bases de sustentação.
Essas foram as principais constatações dos trabalhadores que participaram do Seminário Internacional Rio+20, organizado pela CUT, CSA (Confederação Sindical das Américas), Fundação Friedrich Ebert no Brasil e Instituto para o Desenvolvimento da Cooperação e Relações Internacionais, nos últimos dias 10 e 11 na capital paulista.
AÇÃO CONJUNTA - “Temos a oportunidade de definir algo prático, com vistas à construção de um outro mundo. O que não podemos deixar de fazer é combinar nossas tarefas, articulando o movimento sindical e social”, declarou o se-cretário de Relações Internacionais da CUT, João Felício.
CONTICOM/CUT - Representando a Conticom/CUT, Domingos de Oliveira Davide destacou a importância da pauta do trabalho decente no momento em que o país se prepara para megaeventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Para os trabalhadores da construção, trabalho decente é aquele realizado
em ambiente saudável, sem agressãoà saúde, com direitos respeitados e salário digno”, destacou Domingos. O secretário de Relações Internacionais da Conticom condenou como inaceitáveis “o abuso das terceirizações, a precarização das relações de trabalho e as péssimas condições dos alojamentos, que têm sido a prática das grandes empresas, abarrotadas com recursos públicos”.
DOCUMENTO FINAL - O seminário terminou com a divulgação da Declaração Sindical das Américas, um documento aprovado por unanimidade pelos presentes com indicações como a implementação de um imposto sobre grandes fortunas e sobre a propriedade para financiar o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, o material define que o desenvolvimento sustentável passa pela distribuição de renda, pelo combate ao desemprego e a promoção de igualdade e garantia de políticas sociais de caráter universal e integral.