MENU

Eleições 2014 é tema da Plenária Sindical e Popular na Paraíba

Movimentos sociais e sindicatos discutem o futuro da Classe trabalhadora com as eleições de 2014

Publicado: 09 Setembro, 2014 - 12h02

Escrito por: Emmanuela Nunes, da CUT PB

notice

Os avanços sociais e econômicos dos últimos anos semearam na população brasileira a necessidade de fortalecer o debate sobre as questões políticas e sociais. Para ampliar a discussão, a Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) promove nos dias 11 e 12 de setembro, nas cidades de João Pessoa e Campina Grande a “Plenária Sindical e Popular: Eleições 2014”. 

Segundo o presidente da CUT-PB, Paulo Marcelo, o evento tem como objetivo analisar as perspectiva de desenvolvimento para a classe trabalhadora e as transformações que os trabalhadores brasileiros tiveram ao longo desses últimos anos.

“Estamos dando um paço importante para o exercício da democracia e do fortalecimento da classe trabalhadora. A consciência, unidade e responsabilidade dos trabalhadores sabe que o que está em jogo é o projeto politico para o Brasil continuar avançando nos empregos, na mobilidade, na educação e em todos os setores de desenvolvimento do país. Existe uma grande preocupação do movimento sindical combativo sobre o projeto que esta avançando cair em mãos conservadoras, que é o projeto do atraso, do arrocho salarial e dos cortes dos programas sociais,” disse o presidente da CUT-PB.

No evento, um diagnóstico sobre o futuro da classe trabalhadora será traçado por Jacy Afonso, da CUT Nacional, que estará no evento em João Pessoa, quinta-feira (11), às 14 horas no Sintep. Para avaliar o panorama das perspectivas da classe trabalhadora com as eleições de 2014, o  Professor e Dr. Mario Ladosky estará no evento em Campina Grande, no Sindicato dos Bancários,às 14 horas.

 

Consciência

De acordo com o artigo “O sindicalismo deve participar do processo eleitoral”, do analista politico Antônio de Queiroz, os sindicalistas devem atuar em favor da participação em todo processo democrático brasileiro “aliás, uma das missões da organização sindical é exatamente a politização – de forma constante e sempre visando à consciência política – da classe trabalhadora.