MENU

Prefeito de BH enche de elogios empresa do viaduto que caiu

Segundo Lacerda, a Cowan é “renomada, de grande porte e de muita tradição”

Publicado: 10 Julho, 2014 - 16h48

Escrito por: Conticom, com informações de Sergio Cruz, do Jornal Hora do Povo

notice


Como já noticiamos anteriormente o desabamento do viaduto no último dia 3, na Avenida Pedro I, em Belo Horizonte, matou duas pessoas e causou ferimentos em outras vinte e duas. A obra fazia parte da meta 2 do Plano de Mobilidade do BRT (Bus Rapid Transit), que seria usado durante a Copa do Mundo.

Mas as declarações do prefeito da cidade, Marcio Lacerda, aliado do candidato a presidente, Aécio Neves, chocaram a todos, e então resolvemos dar um maior destaque a este acontecimento.

Na própria noite do acidente o Lacerda disse "era normal" e que "acidentes assim acontecem". E o prefeito ainda disse mais: que "não é possível saber se houve falha". A pergunta que não quer calar é como um viaduto desaba e não se pode saber se houve falhas?

Não satisfeito, ele ainda tirou o corpo fora sobre suas obrigações dizendo que "a obra não é de responsabilidade da prefeitura" e sim da empresa vencedora da licitação, no caso a Cowan. Também faz elogios a empreiteira que realizava a obra. Segundo ele é empresa "renomada, de grande porte e de muita tradição".

No dia 6 de fevereiro deste ano, um outro viaduto sobre a Avenida Pedro I chegou a ser interditado após verificação de um deslocamento lateral na estrutura. A obra, que estava em construção, também era de responsabilidade da Cowan. No dia seguinte, a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou que não havia risco de desabamento da obra. Já havia sinais de que as coisas não iam bem nessas construções. Mas nada foi feito.

O resultado da negligência da prefeitura foi o desastroso desabamento que levou à morte a motorista do ônibus escolar atingido, Hanna Cristina Santos, de 25 anos. Ela tinha uma filha de cinco anos, que estava dentro do veículo no momento do acidente. O ex-marido de Hanna, Ederson Elisiano, esteve no Hospital Risoleta Neves, para onde foram levados os feridos, para ver a filha. Ele contou que a criança faz aniversário na próxima semana. "Eu não sei como vou fazer, pois ela é muito apegada a mãe", disse. A outra vitima do descaso da prefeitura foi Charlys Frederico M. do Nascimento, também de 25 anos. Ele tinha ido buscar a esposa no trabalho e teve seu carro esmagado pelo viaduto.          

A obra era considerada importante para a Copa do Mundo, mas não ficou pronta para o torneio. A responsabilidade era da Sudecap, autarquia da Prefeitura de Belo Horizonte. A construtora Cowan, responsável pela construção, apenas lamentou o acidente em nota.

Por último o prefeito comentou "até ontem eu estava inclusive comentando em reunião que não tínhamos tido nenhum acidente grave com tantas obras na cidade", para espanto de seus interlocutores. Há muito não se via um comportamento tão irresponsável.