MENU

MRV assina Compromisso Nacional em Araucária/PR

Ministro acompanhou implantação do compromisso para melhorar as condições de trabalho

Publicado: 16 Maio, 2014 - 13h41

Escrito por: Davi Macedo, do Sintracon Curitiba

notice

O dia 13 de maio é uma data histórica. Em 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e libertou os presos do regime de escravidão no Brasil. 126 anos mais tarde, esse mesmo dia entra para a história do Sintracon Curitiba e Região Metropolitana. Na última terça-feira, em obra da MRV na cidade de Araucária, foi implantado o Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento  das Condições de Trabalho na Indústria da Construção.

A obra do Condomínio Spazio Campodoro foi a primeira do sul do país a referendar o Compromisso Nacional, cujo objetivo é aprimorar as condições de trabalho nos canteiros de obras do país. Suas diretrizes são fruto de intensas negociações ocorridas entre o governo federal e as entidades representativas de empresários e empregados do setor da construção.

O acordo traz determinações sobre recrutamento e seleção; formação e qualificação profissional; saúde e segurança; representação sindical no local de trabalho; condições de trabalho, e relações com a comunidade. Merecem destaque os avanços que representam os mecanismos de estímulo à formalização contratual e o fortalecimento do Sine, a implementação de comitês de saúde e segurança e a adoção de representantes sindicais nas obras, entre outras iniciativas.

Durante a solenidade de implantação do Compromisso Nacional da Construção, os trabalhadores da obra do Spazio Campodoro Francisco Nogueira, Julio César Camargo e Celso Coquet foram nomeados como representantes no local de trabalho. Os representantes dos empregadores Rogério Campanha da Silva e Jaíro Pereira também foram indicados.

A assinatura do acordo contou com a presença do ministro-chefe da Secretaria Geral da presidência da República, Gilberto Carvalho; do assessor Especial da Secretaria Geral da Presidência da República, José Lopes Feijóo; do prefeito de Araucária, Olizandro Ferreira; do representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Fernando Fávaro; do presidente do Sintracon Curitiba, Domingos Oliveira Davide; do diretor responsável pela sub-sede do Sintracon em Araucária, Faustino da Silva; da vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves; além de representantes da MRV Engenharia e de demais autoridades estaduais e municipais.