MENU

ICM realiza Conferência Internacional sobre Amianto em Viena

Vice presidente da Conticom foi palestrante no evento que foi realizado no dia 6 e 7

Publicado: 08 Maio, 2014 - 13h26

Escrito por: Conticom

notice

A Internacional da Construção e da Madeira (ICM) está empenhada em promover a eliminação do uso de todos os tipos de amianto e materiais que contenham amianto, assim como eliminar as doenças causadas pela sua exposição, para isso convocou a Conferência Internacional sobre Amianto, que foi realizada em Viena, nos dias 6 e 7.

O evento teve como objetivo a troca de experiências no combate ao amianto e o planejamento de ações para a Campanha Mundial do Amianto. O vice-presidente da Conticom, Luiz Queiroz, foi um dos palestrantes na Conferência e falou sobre o “Amianto no Brasil”, a ideia de ter diversos palestrantes era obter exposições de países que já baniram e qua não baniram o material.

Segundo documento do evento “O amianto é o maior assassino industrial de todos os tempos, mas ainda não é proibido em todo o mundo. Ele mata milhares de pessoas a cada semana - a cada cinco minutos pelo menos uma pessoa morre de doenças relacionadas ao amianto. Dois milhões de toneladas de amianto ainda estão sendo produzidos a cada ano, e mais de 90 % da produção é utilizada em produtos de cimento para o setor de construção. Mesmo onde o amianto foi proibido, trabalhadores da construção civil ainda estão expostos ao amianto em edifícios durante os trabalhos de manutenção, renovação e demolição. Milhões de toneladas de amianto foram usados ​​em edifícios em países industrializados no passado. Muito desta amianto ainda existe e não pode ser facilmente identificada a partir da sua aparência . Os trabalhadores e da comunidade podem ser expostos a este amianto e respirá-lo sem perceber.”