MENU

1º de Maio da CUT mobiliza milhares de trabalhadores em defesa continuidade do atual projeto político brasileiro

“Não abrimos espaço em nosso palco para os representantes das elites, dos empresários e de partidos que representam o retrocesso”, afirmou Vagner Freitas, presidente da CUT

Publicado: 07 Maio, 2014 - 17h14

Escrito por: Conticom, com informações da CUT Nacional

As lideranças sindicais e dos partidos PT, PSB, PC do B, PMDB e PDT, que falaram durante o ato político do 1º de Maio da CUT, CTB, UGT e CSB, destacaram que todos os recentes avanços sociais obtidos nos últimos anos são resultado, em grande parte, da ação do movimento sindical. As mobilizações de rua, a organização nos locais de trabalho, as greves e a ação coordenada junto aos três poderes, que no passado foram fundamentais para a luta contra a opressão e o arrocho salarial, têm sido atualmente responsáveis por conquistas como os maiores aumentos salariais das últimas décadas, a política de valorização do salário mínimo, o aumento do emprego com carteira assinada e pelas sucessivas atualizações da tabela do imposto de renda, como a anunciada ontem pela presidenta Dilma.
Ao longo de todo o dia, mais de 100 mil trabalhadores e trabalhadoras participaram da comemoração, realizada no Vale do Anhangabaú, capital paulista.
“Foi um 1º de Maio vitorioso porque reunimos as principais centrais sindicais e não abrimos espaço, em nosso palco, para representantes das elites, dos empresários e de partidos que representam o retrocesso, como aconteceu próximo ao campo de Marte”, avaliou o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas.
Adi dos Santos Lima, presidente da CUT-SP, organizadora das comemorações, avaliou que o tema adotado este ano – “Comunicação: O Desafio do Século” – foi mais do que acertado. “Temos hoje em dia um monopólio elitista dos meios de comunicação, que quase sem parar transmite mensagens que desqualificam ou fazem caricatura dos trabalhadores, e que pregam a demonização da política. Grande parte do desencanto com a política é fruto de anos e anos de uma mensagem contra a política e contra o povo”, comentou.

Espírito SantoEspírito SantoBANDEIRAS DA CONTICOM

Manifestações e atos realizados pelos sindicatos da construção ocorreram também de Norte a Sul do Brasil, levantando bandeiras de todos os trabalhadores.
Claudio da Silva Gomes, presidente da Conticom, ressaltou a luta contra Projeto de Lei 4330/04, que libera a terceirização na atividade fim e acaba com a responsabilidade solidária entre as empresas, e lembrou “as empresas não são terceirizadas por serem especialistas no que fazem; na verdade, o que existe é a locação de mão de obra, o que é proibido. Essa proposta é muito negativa e vai dificultar o combate à precarização e a garantia do direito dos trabalhadores”.  
Já Luiz Queiróz, vice-presidente da Conticom, ressaltou a importância de reivindicar um Contrato Coletivo Nacional, “existem muitas diferenças de norte a sul do país no que diz respeito às convenções coletivas, pisos, benefícios, cesta, e isso tem que acabar.” Luiz ainda lembra que “as regiões norte, nordeste e centro-oeste, tem o trabalho mais precarizado do país, e em alguns casos tem o metro quadrado mais caro também.”