MENU

Reunião do PLANSEQ da Construção define número de vagas e termo de referência

A primeira etapa do projeto prevê a formação de 25 mil trabalhadores

Publicado: 26 Outubro, 2011 - 16h39

Escrito por: Camila Caresia

notice

 

No dia 19 de outubro ocorreu em Brasília a 2ª Reunião da Comissão de Concertação do PALNSEQ Nacional da Construção Civil. Os objetivos da reunião eram fechar a demanda de vagas, definindo estados e funções, e finalizar o termo de referência, que será usado para fazer a licitação de contratação da entidade executora.
A demanda total é de 100 mil vagas e na primeira etapa do projeto serão qualificados 25 mil trabalhadores, distribuídos entre os estados do Amapá, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Ceará, Rondônia, Paraná.
Representando a Conticom na reunião Marcos Hartung, secretário de formação da entidade, explicou que esta primeira fase do projeto prevê para execução convênios com os estados e que será recomendado a esses estados programas de elevação de escolaridade dos trabalhadores. Afirmou também que princípios como o de tripartismo, negociação coletiva, diálogo e controle social estão presentes no projeto.
A distribuição de vagas foi realizada de forma proporcional, considerando a população economicamente ativa e a quantidade de obras existentes no estado, a prioridade no preenchimento das vagas será para pessoas já está cadastrado no Sistema Nacional de Emprego (SINE).
Os 25 mil trabalhadores que serão qualificados nesta fase estão divididos em: 5540 ajudantes de obra; 1655 carpinteiros de obra, 2050 armadores; 990 motoristas de caminhão para obras; 4140 pedreiros; 1840 eletricistas de instalação; 1960 soldadores; 885 instaladores hidráulicos; 2500 pintores de obra; 935 montadores de estruturas de aço; 935 montadores de estruturas de concreto; 730 caldeireiros; 420 operadores de guindastes fixos; 420 operadores de guindaste móvel; e a carga horária média dos cursos será de 200 horas.
A próxima reunião do conselho dera no dia 17 novembro e discutirá o conteúdo do programa de qualificação.