MENU

Chapa Cutista supera truculência da oposição e vence eleição da Fetricom/MS

Apuração do pleito foi realizada nesta segunda-feira (10)

Publicado: 11 Fevereiro, 2014 - 16h02

Escrito por: Sérgio Souza Júnior da CUT/MS

notice

As eleições da FETRICOM aconteceram nesta sexta-feira (7), das 9h às 15h, na sede da Federação, sito à Rua dos Pinheiros, 51, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A chapa da CUT, liderada pelo companheiro Webergton Sudário, conhecido como “Corumbá”, foi eleita, contra a chapa da oposição, ligada à Força.

A chapa cutista vai dirigir Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Mato Grosso do Sul durante a próxima gestão (2014-2018).

Após a suspensão da apuração do pleito na última sexta-feira (7), a contagem dos votos foi realizada nesta segunda-feira (10), pela manhã, na sede e sob os cuidados do Ministério Público do Trabalho em Campo Grande, conforme decisão judicial.

Após a apuração dos votos, Webergton Sudário, o “Corumbá” afirmou que “apesar de toda a truculência da oposição, calunia e difamação que usaram contra nossa chapa, o resultado da urna veio demonstrar a vontade dos trabalhadores e dos maiores sindicatos do ramo no estado. O resultado para nós é muito positivo, a CUT-MS se fortalece e nós vamos continuar a luta em defesa dos trabalhadores do nosso ramo no estado”.

Sudário lembrou dos aliados e apoiadores de primeira hora nesta luta e enfatizou “quero agradecer a todos os companheiros e companheiros que nos ajudaram nesta caminhada, a companheira Iaci do Sindicato dos Bancários, o Roberto da FETEMS, o Alexandre do SINTSS-MS, o Valter da Pesada, o Osvaldo do Sindicato da Alimentação de Terenos a presença do companheiro Jacy Afonso dirigente nacional da CUT, o Luizinho e o Popó da CONTICOM, a CUT Estadual entre tantos outros companheiros cutistas que nos apoiaram e que é difícil nominar todos neste momento” e completou “mais uma vez a CUT fez a diferença no processo os sindicatos cutistas tiveram importância fundamental”.

A eleição da FETRICOM/MS foi tensionada por recursos judiciais que em determinado momento retiraram o processo eleitoral das mãos dos trabalhadores, fato este que a CUT-MS avalia como negativo nestas eleições, chegando a realizar vigília com dirigentes sindicais, em frente ao MPT, exigindo apuração imediata da urna, conforme decisão judicial.

Sem apresentar provas, a oposição entrou com um pedido de antecipação de tutela, que foi aceito pelo MPT, à beira do término do pleito eleitoral, alegando que dois votantes do Sindicato de Naviraí foram impedidos de votar, pela Comissão Eleitoral.

A Comissão Eleitoral por sua vez, recorreu da decisão, comprovando que aqueles delegados votaram, neste sentido, não havia objeto para a decisão de suspensão da eleição e isso fez com que o Juiz Izidoro Oliveira Paniago, reapreciasse sua decisão, autorizando a apuração dos votos junto ao MPT, que veio só a acontecer na manhã desta segunda-feira (10) na sede do MPT, mesmo esta decisão tendo sido publicizada no final da tarde do dia 7.

A Frente da Federação, Webergton Sudário, o "Corumbá", junto com diversas lideranças sindicais do ramo, retomaram um processo de lutas na construção civil, este setor voltou a ocupar as ruas nos protestos, realizar greves, denunciar abusos dos patrões, déficits salariais em diversas cidades do estado e promoveram muitas conquistas para esta, que é das categorias que mais crescem no país.