MENU

O Ministério Público de Piracicaba chamou Audiência Pública para discutir as condições de moradia dos trabalhadores da contruçã...

Decisão foi tomada após denúncias e 24 obras paralisadas em dois meses

Publicado: 22 Setembro, 2011 - 16h07

Escrito por: Camila Caresia

 

 

O Ministério Público do Trabalho de Piracicaba vai intensificar a fiscalização e punição para as empresas que não fornecem alojamentos adequados para os trabalhadores da construção civil.
O Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário de Piracicaba informou que últimos dois meses vinte e quatro alojamentos foram interditados.
Foram encontrados alojamentos com buracos no teto, sem água potável, sem banheiros, abrigos improvisados com restos de madeiras de obras, onde os trabalhadores são largados sem condições dignas.
Na semana passada o Ministério notificou 180 empresas que trabalham no setor para participar de uma audiência pública para discutir as condições de moradias dos trabalhadores, onde ficou decidido que o número de fiscalizações vai aumentar. As punições deverão ser mais severas e em caso de reincidência o valor da multa pode ser triplicado.  
Para a procuradora do trabalho Eleonora Coca “o principal problema é o excesso de terceirização”, onde são subcontratadas empresas que não tem condições de executar o serviço.
Para Milton Costa, presidente do sindicato, “é importante a investida do Ministério Público porque ainda existem alguns empresários que não acreditam que tem que cumprir a lei”.