MENU

Operários do Maracanã fazem 'volta olímpica' por condições de trabalho

A greve completa 14 dias

Publicado: 14 Setembro, 2011 - 14h35

Escrito por: Leticia Cruz, Rede Brasil Atual

notice

 

Em greve há 14 dias, os operários que trabalham na reforma do Maracanã realizaram manifestação na última terça-feira (13) em torno do estádio, na zona norte do Rio de Janeiro. Eles protestaram com uma "volta olímpica" contra a falta de condições de trabalho na obra. Ausência de médicos, má qualidade da alimentação servida aos trabalhadores, além do descumprimento de um acordo feito com o sindicato da categoria e o Consórcio Maracanã Rio 2014, sobre plano de saúde e vale alimentação, motivam o movimento.
As construtoras entraram na Justiça contra a greve, mas o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Rio de Janeiro (Sitraicp) apresentou defesa ao Tribunal Regional do Trabalho, que deve ser apreciada até o final desta semana.
Os representantes do sindicato e do Consórcio - formado pela Odebrecht, Andrade Gutierrez e Delta - entraram em consenso em agosto passado, pelo aumento do vale-alimentação de R$ 110 para R$ 160 e plano de saúde para todos os trabalhadores.
Uma paralisação que durou quatro dias ocorreu no mês passado, após uma explosão que feriu um operário e serviu de estopim para mobilização por melhores auxílios e condições de trabalho. Em notas para a imprensa, o consórcio argumentou que o acidente foi um "fato isolado" e que as causas do ocorrido foram apuradas e corrigidas.