MENU

Justiça cumpre seu dever e eleição no Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Três Lagoas-MS é suspensa

Direção pelega terá que refazer o processo eleitoral e reconhecer na base eleitoral 12.000 operários

Publicado: 15 Junho, 2012 - 14h22

Escrito por: Camila Caresia

notice

 

Marcada para a última quarta-feira (13), a eleição do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil Leve Três Lagoas e Região (Sintricom), no interior do Mato Grosso do Sul, foi barrada pela Justiça. O cancelamento se deu em razão de fraude e outras irregularidades apuradas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), após denúncia da chapa de oposição cutista.

Na semana passada a comissão eleitoral do sindicato impugnou a Chapa 2 – “Renovação Já” – da CUT, alegando que milhares de trabalhadores não eram associados ao sindicato, divulgando ainda uma lista com apenas 148 votantes, enquanto a base de arrecadação do sindicato é de 12 mil operários.

A justiça havia negado, também na semana passada, liminar para abrir democraticamente as eleições do sindicato. Mas após manifestação dos trabalhadores na segunda-feira (11) em frente à sede da entidade, a Justiça resolveu ouvir as partes e apurar as denúncias.

O juiz deu cinco dias para o sindicato se manifestar, reconheceu a legitimidade da Chapa 2 para concorrer ao pleito e que todos os trabalhadores que contribuem para o sindicato devem ter direito a voto. Diante das ilegalidades, o processo será refeito e deverá ser eleita em assembleia, mediada com a presença do MPT, uma nova comissão para tocar as eleições.

Segundo Webergton Sudário (Corumbá), presidente da Federação dos Trabalhadores da Construção do Estado do Mato Grosso do Sul (Fetricom/MS) e secretário de imprensa da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom), “foi cumprido o exercício da democracia”. “A decisão da Justiça é resultado da luta da CUT, em conjunto com os trabalhadores que conseguiram sensibilizar os órgãos públicos para apurar as irregularidades”, comemorou.