MENU

Em reunião, Abelha defende integridade do FGTS

Kim Kataguiri, DEM/SP, quer que trabalhadores usem o Fundo para pagar dívidas tributárias

Publicado: 08 Novembro, 2021 - 19h51

Escrito por: Fetricom

notice

José Abelha, dirigente do ramo da construção e madeira da CUT,  participou nesta segunda-feira, 08 de novembro, de mais um reunião virtual em defesa do Fundo de Garantia. O presidente do Sintracom de Campo Grande e Fetricom-MS é integrante do Conselho Curador do FGTS. O Conselho Curador é responsável por gerir e administrar o FGTS, ou seja, definir onde, quando e como devem ser aplicados os recursos do Fundo. 

O Conselho Curador é formado por 6 representantes do governo e 6 representantes da sociedade. Abelha representa os trabalhadores por meio da CUT. A reunião de hoje foi dos representantes da sociedade civil com o deputado federal Kim Kataguiri do DEM de São Paulo, que tem projetos para o saque de contas inativas do FGTS, e para usar o dinheiro do Fundo de Garantia para pagamento de dívidas tributárias.

"Nos últimos anos, temos tido várias modalidades de saque do FGTS. Estes saques podem em um primeiro momento até resolver em parte o problema financeiro do trabalhador, porém a longo prazo é prejudicial a ele e a todos nós porque o Fundo de Garantia deixa de ser aplicado em habitação e infraestrutura urbana", explica Abelha. Para se ter uma ideia, só a modalidade do saque-aniversário já movimentou em 2021 até o mês de agosto R$ 8,1 bilhões, quase o valor total do ano inteiro de 2020 quando foram sacados R$ 8,4 bilhões.

"No atual governo, foram apresentados 121 projetos de liberação do FGTS. Pedimos ao deputado que avalie o projeto dele e os demais projetos que tramitam. O dado alarmante é que a aprovação de todos esses projetos liberaria valores que ultrapassam o patrimônio do FGTS", finaliza Abelha.