Greve na MRV/Campinas termina com vitória dos trabalhadores
Paralisação durou 45 dias e expôs o quanto a empresa trata de forma desigual seus trabalhadores
Publicado: 27 Agosto, 2021 - 10h07
Escrito por: Redação CONTICOM, com informações do Sinticom/Campinas

Depois de 45 dias de paralisação, os trabalhadores da MRV em Campinas, liderados pelo Sinticom, encerraram, nesta quinta-feira, 26, a greve que entrou para a história como uma das mais importantes dos últimos tempos. Em assembleia, os trabalhadores aceitaram a proposta mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho.
Para o presidente da CONTICOM, Claudio Gomes, a importância dessa greve não se dá apenas pelo fato de que a perseverança do movimento levou à uma vitória significativa. “Para além da conquista de uma PLR mais justa e melhores condições de trabalho, os 700 trabalhadores da MRV Campinas mostraram para outros milhares espalhados por todo o país, de que a empresa não pode continuar tratando seus trabalhadores de forma desigual e injusta”, ressaltou Claudinho.
É o caso de Campo Grande, onde os trabalhadores iniciaram recentemente uma mobilização pelo direito à PLR. Saiba mais AQUI.
45 dias de luta
Os trabalhadores da MRV/Campinas estavam em GREVE desde 13 de Julho por melhores condições de trabalho nos canteiros de obras e também por uma PLR justa. “Foi uma GREVE muito dura devido à intransigência da empresa em não querer negociar com os trabalhadores”, relatou o Sinticom em nota publicada no Facebook.
“A determinação e a firmeza dos trabalhadores grevistas foram fundamentais para conseguir os avanços obtidos, eles aguentaram mais de um mês de paralisação e não cederam aos ataques da empresa que cortou o pagamento dos salários antes mesmo da decisão judicial", diz nota.
Resultados
Uma das principais reivindicações dos grevistas se referia ao pagamento de um valor mais justo de PLR. Nesse sentido, a negociação da Participação nos Lucros e Resultados se deu sobre o período de 2020 e 2021.
Para o ano de 2020, a empresa terá de pagar R$ 1.090,00 ainda no mês de setembro. Já para o ano de 2021 ficou acordado o pagamento de R$ 830,00 a ser pago no início do ano de 2022.
Acordo sobre os dias parados
Segundo a nota do Sinticom/Campinas, “além dos valores do PLR ficou acordado também que os dias de paralisação serão pagos pela empresa já na próxima semana, onde 30% desses dias serão compensados pelos trabalhadores. Todos os trabalhadores das obras paralisadas terão 90 dias de estabilidade”.