MENU

Curso do Macrossetor da Indústria da CUT debate negociação coletiva

Primeira aula do módulo 2 contou com intercâmbio para troca de experiências entre Brasil e Estados Unidos

Publicado: 14 Maio, 2021 - 11h21

Escrito por: Redação CNTRV

notice

         Nesta terça-feira, 11, dirigentes sindicais dos diversos ramos que compõem o Macrossetor da Indústria da CUT na região sudeste participaram do segundo módulo do curso denominado Formação e Capacitação Sindical: Resistência, Organização e Luta. O projeto é desenvolvido em parceria com o Solidarity Center e é composto por 3 módulos. Saiba mais AQUI.

                 O primeiro módulo abordou o tema “Organização Sindical” e foi desenvolvido em abril desse ano, também de forma virtual (Saiba mais). Já a segunda etapa do programa, debate a importância da negociação coletiva frente aos desmontes de direitos na era Temer e Bolsonaro. Sobre o tema, foi produzido um vídeo que fala sobre as garantias promovidas pelos sindicatos por meio da negociação coletiva e os desafios frente a garantia de direitos, benefícios e reajustes. Assista o vídeo AQUI.

 

Impactos da negociação coletiva

                A partir de uma pesquisa realizada com os cursistas (acesse AQUI) e uma apresentação do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicas, Dieese, o módulo apresentou os impactos e importância da negociação coletiva frente à pandemia. “As paralisações realizadas pelos trabalhadores da indústria em 2020, em sua maioria, foram defensivas. Muitas greves se deram por pagamentos em atraso e manutenção do emprego. Apesar do cenário ter sido ruim de forma geral, as negociações coletivas garantiram direitos, salários e benefícios durante a pandemia”, destacou Luis Ribeiro, técnico do Dieese.

Luis Ribeiro, do DieeseLuis Ribeiro, do DieeseLuis Ribeiro, do Dieese

 

Intercâmbio

                Jason Bocaccio, Sênior em Organização do Departamento de Fortalecimento Sindical do Solidarity Center, participou da atividade e falou sobre os desafios da organização dos sindicatos e da negociação coletiva nos Estados Unidos. Sua palestra, traduzida de forma simultânea, abordou a trajetória do sindicalismo norte-americano na era Trump e as expectativas a partir da eleição de Joe Biden. “De forma geral, o cenário já começou a mudar, mas ainda estamos no campo da expectativa. Esperamos que o novo governo promova avanços, mas sabemos que nossa organização e  mobilização é decisiva para o que as pautas dos trabalhadores e trabalhadoras sejam vitoriosas”, apontou Bocaccio.

Jaso Bocaccio, do Solidarity CenterJaso Bocaccio, do Solidarity CenterJaso Bocaccio, do Solidarity Center

 

Aula 2

                Na próxima terça-feira, 18, será realizada a segunda aula do módulo 2. Segundo a programação, sob responsabilidade da educadora Milena Leão, estão previstos temas como estratégias para o fortalecimento da negociação coletiva e o papel das cláusulas sociais.

Milena Leão é a educadora do Módulo 2Milena Leão é a educadora do Módulo 2Milena Leão é a educadora do Módulo 2