MENU

CONTICOM debate pautas prioritárias para ação sindical em 2021

Defesa do emprego, da indústria nacional, do meio ambiente e da vida serão pontos centrais na luta sindical no setor da indústria no próximo período

Publicado: 16 Dezembro, 2020 - 17h01

Escrito por: Redação CONTICOM

notice

               Na última reunião de direção do ano de 2020, a CONTICOM apontou as pautas prioritárias para ação sindical no próximo período. Claudio Gomes da Silva, presidente da entidade, falou do desafio de promover a unidade das entidades filiadas às diversas centrais sindicais entorno de uma associação chamada IndustriALL Brasil (Saiba Mais AQUI). A CONTICOM faz parte desse novo instrumento de organização dos trabalhadores/as. “Estamos propondo estruturas novas, diante de desafios novos. A classe trabalhadora conta com as lideranças sindicais para representa-la de forma combativa, mas as atuais estruturas sindicais precisam ser readequadas para isso”, argumentou.

             O dirigente falou também do processo de unificação das confederações que compõem o Macrossetor da Indústria da CUT, MSI.

              “Estamos dando passos importantes para a criação de uma única Confederação Nacional abrangendo a representação de trabalhadores e trabalhadoras dos diversos setores industriais. A política industrial do atual governo não prioriza a indústria nacional. Não há medidas que inibam a importação descontrolada de produtos vindos de países mais industrializados, como a China, por exemplo. Nosso objetivo é debater e propor políticas para a indústria brasileira que está cada dia mais fragilizada, principalmente no setor de infraestrutura, setor abrangido, em grande parte, pelo ramo da construção. Esse debate ganha força com a IndustriALL Brasil e será ainda mais fortalecida a partir da unificação dos ramos CUTistas do setor da indústria numa única confederação. Esse é o novo desenho”, explicou.

               Nilton Freitas, representante regional da ICM na América Latina e Caribe, participou da reunião e falou da importância da integração da entidade com a CONTICOM. O representante destacou a importância da parceria para a implementação de projetos voltados para a formação de lideranças e campanhas que abrangem não só as categoriaas representadas pelas duas entidades, mas toda a sociedade."Em 2021, a CONTICOM falou para mundo", frisou.

 

Defesa do Meio Ambiente e dos empregos no setor da madeira

               Durante a reunião, a CONTICOM lançou o vídeo “Ação Sindical e Ativismo Ambiental na Amazônia”, produzido em parceria com a ICM em projeto do mesmo nome. O material faz parte de uma série de atividades que buscam formar dirigentes sindicais frente ao desafio de defender o meio ambiente e garantir direitos aos trabalhadores e trabalharas do setor da madeira na região da Amazônia Legal. O vídeo resume uma revista que também integra os materiais produzidos pelo projeto.

 

ASSISTA O VÍDEO AQUI.

LEIA A REVISTA AQUI.