MENU

CONTICOM produz revista e vídeo sobre ação sindical e ativismo ambiental na Amazônia

Materiais são fruto de uma parceria com a ICM

Publicado: 15 Dezembro, 2020 - 18h51

Escrito por: Redação CONTICOM

notice

               No centro do debate global sobre proteção ao meio ambiente está a extração ilegal da madeira na floreta amazônica. Enquanto o governo brasileiro estabelece condições plenas para o desmatamento e avanço da exploração ilegal de recursos naturais na região da Amazônia Legal, entidades e lideranças globais cobram do Brasil (país detentor de uma grande parte do território amazônico)  medidas de proteção à maior floreta tropical do mundo.

A extração ilegal da madeira na Amazônia, além de degradar a floresta, degrada também direitos humanos, trabalhistas e sociais.

Frente à esta questão, duas grandes entidades sindicais, a Federação Internacional da Construção e Madeira, ICM, e a Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Madeira, filiados à CUT, CONTICOM, se uniram num projeto que tem como objetivo central aprofundar o debate sobre Manejo Florestal e a importância da ação sindical e do ativismo ambiental para a proteção da floresta e de todos e todas que dela dependem para sua sobrevivência.

 

Revista

               No dia 19 de novembro foi realizada um Seminário Nacional com participação de lideranças sindicais da CONTICOM e da ICM. Participou também, o  Deputado Federal Rodrigo Agostinho, PSB/SP, membro da Comissão Especial sobre Queimadas em Biomas Brasileiros da Câmara. Na atividade foi lançada uma publicação que pretende contribuir nos debates regionais sobre o tema. Saiba mais AQUI

Para ler a revista clique AQUI.

Para baixar a revista clique AQUI.

 

Vídeo

               O conteúdo da revista  foi sintetizado num vídeo com duração média de 03:20’ (minutos) que foi lançado no dia 16 de dezembro  numa atividade virtual na qual participaram dirigentes das entidades filiadas à CONTICOM de todo o país e os representantes da ICM, Nilton Freitas e Paula Melli.

Assista o vídeo AQUI