MENU

Sindicatos filiados participam de Campanha Global contra a violência de gênero

No Brasil, a Campanha promovida pela ICM recebeu o nome de “Segura em Casa, Segura no Trabalho: 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero”.

Publicado: 10 Dezembro, 2020 - 18h13

Escrito por: Redação CONTICOM

notice

               De 25 de novembro a 10 de dezembro,  quatro sindicatos filiados à CONTICOM - Marreta (Pernambuco); SINTRICOM (João Pessoa); SINTRACOM (Dourados) e SINDCONGRU (Guarulhos) -   se uniram a outros  sindicatos brasileiros entorno de uma Campanha contra a violência de gênero promovida pela Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira, ICM.

               A Campanha, denominada “Segura em Casa, Segura no Trabalho” compôs a iniciativa da ONU Mulheres denominada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência de Gênero e  foi realiza também na Argentina, Perú, Equador, Curaçao e México, além de dezenas de outros países da Europa, Ásia e África. 

               No Brasil, a Campanha recebeu o apoio do Trade Union Congress, TUC, uma das principais organizações sindicais do Reino Unido.                       

 

ATIVISMO DIGITAL

               Diante das recomendações globais sobre isolamento social, a Campanha se deu prioritariamente nas redes sociais, contudo,  alguns sindicatos realizaram também panfletagens. Foi o caso do Marreta e do Sindcongru, que distribuíram um panfleto com objetivo de sensibilizar mulheres e homens sobre os principais tipos de violência de gênero. Confira AQUI o material.

               “Foi uma experiência muito boa porque tivemos a oportunidade de aprender sobre como fazer a Campanha de forma digital utilizando as redes sociais”, relatou Aline Ferle, dirigente do SINTRACOM Dourados.

               Para Dulcilene Moraes, diretora do Marreta e secretária nacional da Mulher Trabalhadora da CONTICOM, a Campanha atingiu também os homens. “Distribuímos o panfleto explicando os tipos de violência nas obras e vimos que muitos deles sequer sabiam sobre a violência econômica ou psicológica, por exemplo. Focamos nossa Campanha nos homens, pois são eles os agressores. Informar e levar o despertar da consciência à sociedade não é uma tarefa somente para 16 dias, mas para todos os dias de nossas vidas”, destacou a sindicalista.

 

CONVENÇÃO 190

               A Campanha abordou também a importância da ratificação da Convenção 190 pelo Brasil como forma de erradicar a violência de gênero no trabalho e na vida.

Como atividade preparatória da Campanha, o tema foi abordado em um curso virtual realizado em outubro. Durante o programa formativo, além do conteúdo da Campanha, foram desenvolvidas oficinas que prepararam as participantes para o ativismo digital.