MENU

1° Seminário Nacional de Comunicação da Conticom/CUT reforça a importância das redes sindicais para a democratização da informa...

Encontro reuniu 32 dirigentes e assessores de 8 estados

Publicado: 09 Maio, 2012 - 15h21

Escrito por: Coletivo de Comunicação da Conticom

 

O 1° Seminário de Comunicação da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom/CUT) reuniu nesta terça e quarta-feiras, dias 8 e 9 de maio, na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, 32 participantes de oito estados: BA, MG, MS, PB,RJ,SC, SP e RO.
O evento, que reuniu dirigentes e assessores, iniciou com uma breve apresentação de todos os participantes, que relataram suas experiências e expectativas em relação ao encontro, bem como os desafios colocados para manter a categoria informada sobre a luta por melhores condições de vida e trabalho. Em seguida aconteceram palestras dos assessores de comunicação da CUT Nacional, Leonardo Wexell Severo, editor do Portal do Mundo do Trabalho, e de Alex Capuano,  responsável pelas mídias sociais, que relataram a importância da democratização da comunicação para uma efetiva liberdade de expressão no país, já que o setor é monopolizado por poucas famílias.
Os assessores também abordaram a relevância das novas tecnologias da informação para o embate político e ideológico em defesa dos trabalhadores contra os interesses do capital, demonstrando como as mesmas vêm se somar aos instrumentos de comunicação já existentes, como o tradicional boletim impresso.
Posteriormente, houve um debate onde os participantes puderam fazer questionamentos e colocações em relação à comunicação, mídias sociais e participação digital entre sindicatos e trabalhadores.
 
TRABALHO COM A BASE
O encontro agrupou as entidades, fortalecendo o vínculo entre os seus dirigentes e assessores, para melhor desenvolver o trabalho de comunicação com a base, criando uma rede entre os sindicatos, federações, Conticom e a CUT, com foco nos trabalhadores, visando encurtar o espaço geográfico, agilizando a troca de informações e experiências.
Dentre os temas abordados destacam-se as redes sociais como ferramentas importantes e de grande alcance no que diz respeito à comunicação, já que cada vez mais as pessoas utilizam a internet para divulgar as noticias de cada localidade.
No segundo dia, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para a montagem de um blog de comunicação com textos, fotos, vídeos e redes sociais. Ao final, houve uma avaliação coletiva com um balanço sobre o conteúdo ministrado durante o seminário, que reforça a luta dos trabalhadores da construção e da madeira por mais conquistas e pela democratização da comunicação.