Twitter Facebook

CUT CONTICOM > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CORONAVÍRUS: BOLSONARO PUBLICA MEDIDA PROVISÓRIA QUE ABRE POSSIBILIDADE DE SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO SEM GARANTIA DE SALÁRIOS

CORONAVÍRUS: Bolsonaro publica Medida Provisória que abre possibilidade de suspensão do contrato de trabalho sem garantia de salários

23/03/2020

Medida foi publicada no domingo, 22, e requer muita atenção dos trabalhadores para não cair numa armadilha

Escrito por: João Andrade

               Neste domingo, 22, o presidente Jair Bolsonaro publicou uma medida provisória com uma série de possibilidades extraordinárias referentes à legislação trabalhista frente à pandemia de coronavírus. A maioria delas contempla pautas sindicais, como férias coletivas,  teletrabalho e banco de horas, mas a MP não envolve os sindicatos na negociação coletiva e promove a negociação individual, onde, obviamente, as condições serão empurradas guela abaixo dos trabalhadores e trabalhadoras.

                Além disso, a MP contém um perigo sem precedentes: a possibilidade de suspensão do contrato de trabalho, sem o pagamento dos salários.

                Esse dispositivo está previsto no capítulo oitavo da MP 927, que possibilita acordos individuais para suspenção por até 4 meses do contrato de trabalho para qualificação profissional. A medida diz que o pagamento de uma “ajuda compensatória, sem natureza salarial, com valor definido livremente entre empregado e patrão”, pode ser acordada entre as partes.

                Neste caso, o pagamento de benefícios como cesta básica, vale alimentação, auxílio-creche e outros, é voluntário e não obrigatório, além de não haver nenhuma garantia sobre os valores que serão pagos a título de “ajuda compensatória”.

Confira o conteúdo da MP na íntegra AQUI

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

BOLETIM: Mulheres CUT Nacional Carilha Nova NR 18 CONTICOM NA LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS Brasil Atual
NEWSLETTER

Digite seu e-mail para receber nossos informativos


CONTICOM

Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo SP | Telefone (0xx11) 3330-3668 - Fax (0xx11) 3330 3669