Twitter Facebook

CUT CONTICOM > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CORONAVÍRUS: SINDICATO DE MOGI DAS CRUZES INICIA NEGOCIAÇÃO COLETIVA PARA PREVENIR CONTÁGIO NOS LOCAIS DE TRABALHO

CORONAVÍRUS: Sindicato de Mogi das Cruzes inicia negociação coletiva para prevenir contágio nos locais de trabalho

20/03/2020

Entidade protocolou pauta nas empresas e divulgou boletim para a categoria

Escrito por: Redação SINTRAMOG


O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO DE MOGI DAS CRUZES, vem a público divulgar as seguintes ações frente à pandemia da doença infecciosa (COVID 19), novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

 

Nosso objetivo é a preservação da saúde, da vida, do emprego e dos direitos de todos os trabalhadores nos setores econômicos e municípios abrangidos pelo SINTRAMOG.

 

Cientes de que cada setor produtivo tem sua própria realidade e dinâmica de trabalho, reivindicamos de forma geral os seguintes pontos:

1. Nos departamentos administrativos e onde houver possibilidade, a liberação imediata para o trabalho remoto “home office”.

 

2. Multiplicar os cuidados com a higiene de banheiros e demais ambientes do local de trabalho de acordo com as recomendações dos órgãos públicos competentes.

 

3. Fornecer sanitizantes (álcool 70% ou outros adequados à atividade).

 

4. Reduzir a carga horária e flexibilizar horários de entrada e saída como forma de evitar ao máximo a aglomeração em ambientes como vestiários e refeitórios e até mesmo nos meios coletivos de transporte utilizados para o percurso.

 

5. Reorganizar o processo de trabalho para aumentar a distância entre pessoas.

 

6. Conceder licença remunerada e imediata de todos os trabalhadores que estão dentro do quadro de maior risco (acima de 60 anos, transplantados, hipertensos, imunodeficentes, portadores de doenças crônicas ou respiratórias, etc.)

 

7. Conceder licença remunerada para trabalhadores que convivem (em seu ambiente domiciliar) com idosos ou outros membros que integram o chamado grupo de alto risco.

 

8. Implantar a medição diária de temperatura corporal de todos os trabalhadores e indivíduos que adentrarem aos locais de trabalho.

 

9. Garantir a estabilidade no emprego, bem como a manutenção dos salários e benefícios para trabalhadores sob indicação médica de quarentena, seja por contágio ou contato direto com pessoas infectadas.

 

10. Disponibilizar um número de WhatsApp para que todos trabalhadores que estiverem com gripe, tosse e/ou morando sob o mesmo teto com pessoas infectadas ou sob suspeita da doença, façam a comunicação através de mensagens e fiquem em casa por até 7 dias para tratamento, dispensando assim a necessidade do atestado médico.

 

11. Em caso da necessidade de interdição do local de trabalho por causa de epidemia do coronavírus, a empresa deverá iniciar processo específico de negociação coletiva com o SINTRAMOG com objetivo de garantir a manutenção dos salários e dos empregos.

 

12. Liberação junto ao plano de saúde (onde houver) o acesso a todos os hospitais regionais em qualquer momento, seja diurno ou noturno.

 

O combate ao coronavírus é uma tarefa social que deve ser assumida por todos e todas. O SINTRAMOG acredita que a negociação coletiva e o diálogo social é o melhor caminho para diminuir os impactos dessa pandemia aos trabalhadores e à economia.

Atenciosamente,

Josemar Bernardes André

Presidente

Josemar

Confira boletim em nossa página oficial no Facebook: Clique AQUI

https://scontent.fbau2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/s960x960/90720687_125107325745137_7760022528159907840_o.jpg?_nc_cat=104&_nc_sid=8024bb&_nc_ohc=0K4WIRk2nmoAX8Crky3&_nc_ht=scontent.fbau2-1.fna&_nc_tp=7&oh=20e2ea8563a2452180e63e764d75ca18&oe=5E9A4E73

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

BOLETIM: MP 936 CUT Nacional Carilha Nova NR 18 CONTICOM NA LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS Brasil Atual
NEWSLETTER

Digite seu e-mail para receber nossos informativos


CONTICOM

Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo SP | Telefone (0xx11) 3330-3668 - Fax (0xx11) 3330 3669