MENU

Dirigentes do ramo da construção e madeira da CUT participam de curso sobre negociação coletiva

Atividade faz parte do programa de formação do Macrossetor da Indústria da CUT

Publicado: 26 Fevereiro, 2020 - 18h47

Escrito por: Redação CONTICOM, com informações da CNTRV

notice

                Florianópolis – De 18 a 20 desse mês, dirigentes ligados ao Macrossetor da Indústria da CUT (MSI) na região sul do país participaram do segundo módulo do curso Formação e Capacitação Sindical: Resistência, Organização e Luta, realizado pelo MSI em parceria com o TID Brasil e  Solidarity Center, entidade ligada à AFL-CIO, maior central sindical norte-americana.

                A CONTICOM integra o projeto e conta com a participação de Raimundo Ribeiro e Fábio de Souza (SINTRAPAV/PR); Carlos Eduardo e Rozineide de Faria (SINTRACON-Curitiba); Sanção Souza e Jair Rozentalsk (SINTRACOM-Balneário Camboriú/SC); José Sidney (SITICOM - São Bento do Sul/SC); Isabelino Garcia e Leandro Salvador (SITICEPOT/RS). “A reforma trabalhista afetou a organização sindical, mas a negociação coletiva ganhou um papel ainda mais importante para a garantia direitos”, avaliou Carlos Eduardo que enfatizou: “o curso está sendo muito importante para a ampliação do conhecimento em áreas fundamentais para a ação sindical, tais como sindicalização, negociação e comunicação com a base”.

               Para o presidente da CONTICOM, Claudio Gomes,  “a negociação coletiva sempre foi uma das funções centrais dos sindicatos, mas após a desregulamentação das leis trabalhistas promovida pelo governo Temer e a nova onda de reformas propostas por Bolsonaro, ela se tornou essencial para a garantia de direitos”. Saiba mais sobre o primeiro módulo do curso AQUI.

 

Oficina

                O curso contou com uma oficina de negociação coletiva onde foram realizadas simulações que levaram os cursistas a compreenderem e treinarem técnicas importantes para o avanço do diálogo e fechamento de acordos. “O público do curso é formado por alguns dirigentes com ampla experiência em negociações coletivas e outros que jamais estiveram cara a cara com negociadores empresariais, assumindo a responsabilidade de representar os trabalhadores e trabalhadoras em suas reivindicações. Dessa forma, a oficina possibilitou o compartilhamento de experiências, o que é essencial na formação sindical”, avaliou Josenildo Melo, que foi um dos educadores responsáveis pelo curso ao lado de Darlene Testa.

 

Plano de ação

                Fruto do primeiro módulo que apresentou o tema “Organização Sindical”, planos de ação com objetivos distintos foram sistematizados e apresentados pelos cursistas. Temas como comunicação, interação com a base, sindicalização, levantamento de pautas e realização de atividades específicas com vistas para a organização sindical no local de trabalho, foram expostos durante as apresentações.

 

A experiência norte-americana e os resultados das negociações de 2019

                Em videoconferência, a sindicalista norte-americana Jana Silverman, do Solidarity Center, relatou os principais elementos da negociação coletiva nos Estados Unidos e falou dos avanços e desafios de seu país frente à organização sindical.   

                Já o presidente do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, TID-Brasil, Rafael Marques, e o supervisor do escritório do Dieese em Santa Catarina, José Álvaro, apresentaram os resultados econômicos e políticos das negociações coletivas no Brasil em 2019, especialmente nos estados que integram a região sul do país. A crescente onda de práticas antissindicais no Brasil e nos Estados Unidos também foi assunto das palestras.

 

Módulo 3

                O terceiro é último encontro da etapa regional sul será realizado também em Florianópolis nos dias 31 de março e 1.º de abril. Com o tema “Comunicação para a Ação Sindical”, o módulo pretende contribuir para o fortalecimento da ação sindical nos locais de trabalho a partir do uso adequado das redes sociais e veículos sindicais de comunicação como sites, boletins e outros.