MENU

Latifúndio Midiota será lançado sexta-feira em assembleia dos operários da construção de Curitiba

Livro traz cobertura da luta do Sintracon para garantir que multinacional Gafisa respeitasse direitos

Publicado: 11 Abril, 2012 - 16h35

Escrito por: Sintracon Curitiba

notice

A Campanha Salarial 2012 dos operários da construção civil de Curitiba ganha um reforço político-cultural na próxima sexta-feira (13) com o lançamento do livro Latifúndio Midiota, crime$, crise$ e trapaça$, do assessor da CUT Nacional, Leonardo Severo e redator especial do jornal Hora do Povo, durante assembleia da categoria.

Com o objetivo de estimular a leitura crítica e a denúncia dos meios de comunicação que se alinham com as grandes empresas, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Curitiba (Sintracon) comprou um lote de cem exemplares da obra, que inaugura o selo Barão de Itararé. Os livros serão sorteados entre os presentes.

“Como a assembleia vai tratar da luta por melhores salários e condições dignas de vida e trabalho, achamos que é uma excelente oportunidade para o lançamento. Ao tornar visível inúmeras ações do movimento sindical que a chamada grande imprensa acaba não repercutindo, por mero interesse econômico, o livro faz um chamamento à consciência e à mobilização, incentivando os trabalhadores a serem agentes da mudança”, declarou Domingos Oliveira Davide, presidente do Sintracon. “Esta abordagem que o Leonardo faz acaba repercutindo como um reforço”, frisou.

Entre os 20 artigos e reportagens contidos no livro está a repercussão da luta do Sindicato de Curitiba para garantir que a multinacional Gafisa respeitasse os direitos de operários terceirizados, que vinham sendo superexplorados em alojamentos precários.

De acordo com Domingos, que também é membro da executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom/CUT), “pelo fato da Gafisa ser uma grande anunciante, muitas vezes a informação jornalística acaba sendo derrotada nas redações pelo interesse meramente publicitário”.

Em relação à assembleia de sexta-feira à noite, Domingos sublinha que é de extrema importância a participação de cada companheiro, a fim de que sejam mobilizados os canteiros de obras, “o que é essencial para colocar pressão sobre as empresas e garantir conquistas”. “Esta é a hora de debater, apontar e aprovar a nossa pauta de reivindicações”, enfatizou.

A assembleia está convocada para as 18 horas, na Sede Social do Sindicato (Rua Mateus Leme, 324, São Francisco – Próximo ao Shopping Müller).

Clique aqui para ler o PDF do livro com a reportagem Gafisa "importa" operários do Nordeste e os mantêm em condições precárias

O livro pode ser adquirido pelo site www.baraodeitarare.org.br

 

ASSISTA:

 

Cobertura do lançamento do livro pela TVT – no Sindicato dos Bancários de São Paulo - 27 de março

http://www.tvt.org.br/watch.php?id=8855&category=0

 

Cobertura do lançamento do livro pela TV CUT - 7 de fevereiro - Livraria Martins Fontes da avenida Paulista

http://www.youtube.com/watch?v=ODhvMpNqevk

 

Cobertura do lançamento do livro pela TVT no Fórum Social Temático de Porto Alegre - 27 de janeiro

http://www.tvt.org.br/watch.php?id=8162&category=203