MENU

Lula: Minha Casa, Minha Vida vai movimentar economia das regiões pobres

Nesta segunda-feira (24), em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, o presidente(...)

Publicado: 24 Agosto, 2009 - 14h24

Escrito por: Site do PT

Nesta segunda-feira (24), em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o programa Minha Casa, Minha Vida “agora vai engrenar”. Segundo ele, muitos contratos já foram assinados e as empresas responsáveis pela construção e entrega dos conjuntos habitacionais estão preparadas. “Acho que agora começa a acontecer aquilo que a gente previa”, disse.

 

Lula ressaltou que quer uma “melhora substancial” na vida dos brasileiros. “Para que a gente possa, em um curto espaço de tempo, para de falar o nome favela e começar a falar bairro”, acrescentou.

 

Ele comentou sua visita ao Acre, onde assinou documento para o início das primeiras 208 casas populares no estado, e ao Rio de Janeiro, onde entregou moradias e obras de saneamento. Para o presidente, a parceria com o governador Sérgio Cabral demonstra que “é possível resolver o descaso a que as pessoas foram submetidas ao longo de décadas”.

 

Na sexta-feira (21), o presidente fez hoje um apelo aos empresários da construção para que contratem mão de obra local nos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, a fim de movimentar a economia das regiões mais pobres do país.“As empresas podem contribuir com a gente. Se vai fazer uma casa em Taruacá, contrata os trabalhadores de Taruacá, se vai fazer em Cruzeiro do Sul, contrata de Cruzeiro do Sul, se vai fazer em Xapuri contrata de lá, se vai fazer em Basiléia contrata de lá, porque assim a gente vai gerando e fortalecendo a economia local”, disse.

 

O presidente lembrou que o programa foi lançado para enfrentar a crise econômica mundial e gerar empregos, reiterando que, em situações de crise, o Estado tem que assumir o seu papel. “Se os empresários estão preocupados e não querem fazer investimentos, o Estado faz, porque a responsabilidade de um desempregado, depois, é na porta do Estado que vai parar”, afirmou.

 

Lula criticou a concentração de empreendimentos na Região Centro-Sul do país e defendeu maiores investimentos nas regiões Norte e Nordeste. “Como a gente faz o empresário sentir vontade de ir para outras regiões? É criando políticas de incentivo”, disse.

 

América do Sul

 

Ainda durante o programa, Lula comentou a visita que fez à Bolívia na semana passada. E afirmou que o Brasil tem dado uma contribuição muito grande para a integração na América do Sul.

 

“Para nós, a integração não é apenas a relação entre os chefes de Estado, é a construção de obras que possam permitir a facilidade de locomoção de pessoas, de produtos agrícolas e industrializados, para que também possa crescer o comércio entre os países”, disse.

 

Lula lembrou que, na Bolívia, o Brasil fez um financiamento de US$ 300 milhões para a construção de uma rodovia que abra acesso, inclusive, ao Peru. “O Brasil tem responsabilidade com o desenvolvimento, não apenas próprio, mas da América do Sul”, reforçou.