MENU

STICCERO faz festa e filia 1 mil trabalhadores

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Rondônia (STICCERO) realizou(...)

Publicado: 06 Agosto, 2009 - 10h17

Escrito por: Conticom com Assessoria do STICCERO

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Rondônia (STICCERO) realizou no último domingo, dia 2, um grande evento no Clube Ypiranga, em Porto Velho. Participaram da festa cerca de 4 mil trabalhadores. A programação foi variada, desde campanha de filiação e assembléia geral extraordinária, passando pelo churrasco e show com música ao vivo.

A atividade foi coordenada pelo novo administrador do Sindicato, Anderson Machado, nomeado pela Justiça do Trabalho.

Filiação

Durante todo o evento, foram recolhidas mais de 1 mil fichas de filiação ao Sindicato, principalmente, de trabalhadores das Usinas de Jirau e Santo Antônio. O Sindicato sorteou três prêmios aos participantes, entre eles, uma televisão de plasma de 42 polegadas.

Assembléia

Já na assembléia extraordinária, os trabalhadores debateram a pauta de reivindicações que será encaminhada nos próximos dias aos sindicatos patronais SINICON e SINDUSCON.

Entre os pontos da pauta estão o reajuste dos pisos salariais para valores equivalentes aos praticados em outras regiões; reajuste de 10% sem desconto de eventuais antecipações; e cesta-básica de alimentos.

Várias modificações também foram aprovadas nos estatutos do Sindicato, como o fim de cláusulas que dificultavam a filiação e a participação do trabalhador. Três comissões foram criadas; a de “fiscalização” (condições de trabalho e cumprimento de direitos), a de “filiação” e a de “mobilização e panfletagem”. Outro ponto de pauta é a desfiliação do Sindicato da Força Sindical e da FITRAC, ligada a esta central, e a realização de uma auditoria nas contas do Sindicato.

Para Anderson Machado, o STICCERO entrou em uma nova fase. Quando assumiu a direção, o sindicato tinha apenas 150 sócios. Somente neste evento, filiaram-se mais de 1 mil trabalhadores, além da própria festa ter sido um ponto alto, já que nunca o Sindicato havia realizado uma confraternização com a categoria.