MENU

Produção industrial cresce pelo quinto mês consecutivo, aponta IBGE

A produção industrial cresceu 1,3% em maio em relação ao resultado de abril, quando a alta(...)

Publicado: 02 Julho, 2009 - 11h58

Escrito por: Site do PT

A produção industrial cresceu 1,3% em maio em relação ao resultado de abril, quando a alta havia sido de 1,2%. Foi o quinto resultado positivo consecutivo neste tipo de comparação.

 

De acordo com dados divulgados hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 12 meses encerrados em maio, a produção industrial acumula queda de 5,1%. Esse resultado é 1,2 ponto percentual inferior ao de abril e representa a taxa mais baixa desde o início da série histórica da Pesquisa Industrial Mensal, em 1991.

 

O levantamento aponta que, desde o início deste ano, a atividade fabril no país acumula expansão de 7,8%, mas, em relação ao acumulado nos cinco primeiros meses de 2008, houve queda de 13,9%.

 

Em maio, houve aumento de produção em 20 dos 27 ramos observados, especialmente nas indústrias farmacêutica (9,7%), de veículos automotores (2,0%) e metalurgia básica (3,1%). Em movimento oposto, as principais quedas foram verificadas em fumo (-8,4%), produtos de metal (-3%) e borracha e plástico (-2,7%).

 

Para o IBGE, os resultados de maio "reforçam os sinais de recuperação no ritmo da atividade fabril".