MENU

Guru de Bolsonaro mira reforma da Previdência e privatizações

Publicado: 05 Novembro, 2018 - 12h15

Mal foi divulgado o resultado das eleições, o guru econômico da campanha de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes, declarou afoito – já com ar de autoridade de ministro da Fazenda - que o “primeiro grande item” do modelo econômico que vigorará a partir de primeiro de janeiro é a realização da reforma da Previdência.
AGRESSÃO - “Para controlar os gastos do governo” - obviamente sem mexer na dinheirama entregue aos banqueiros - Guedes assegurou  que “o primeiro grande item é a Previdência. Precisamos de uma reforma da Previdência”. Da mesma forma, disse, “vamos acelerar as privatizações”.
CORTES - Segundo o futuro ministro, Bolsonaro vai fazer uma “reforma do Estado” para diminuir a máquina pública. “Nós vamos ter que reduzir privilégios e desperdícios", disse Guedes, sem especificar em que áreas pretende cortar recursos.
MAIS PROBLEMAS - Para  deixar claro que o governo eleito não representa qualquer coisa de novo, a reforma que Bolsonaro quer aprovar tem muito do projeto dos golpistas, como a proposta de elevar a idade  mínima para a aposentadoria, tão rejeitada a ponto de o projeto sequer chegar à votação.
PREJUÍZO - Durante a campanha presidencial, Guedes enviou um documento para a equipe defendendo o aumento da idade mínima para de 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres – proposta idêntica à de Temer.