MENU

Desemprego tem leve queda em maio e fica em 8,8%

A taxa de desemprego ficou em 8,8% da população economicamente ativa, levemente abaixo dos(...)

Publicado: 25 Junho, 2009 - 09h28

Escrito por: UOL

A taxa de desemprego ficou em 8,8% da população economicamente ativa, levemente abaixo dos 8,9% verificados em abril, informou nesta quinta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em maio do ano passado, no entanto, a desocupação estava em 7,9%.

 

O levantamento é realizado em seis regiões metropolitanas do país (Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). Nessas regiões, verificou-se que há 2 milhões de desempregados, mesmo número da pesquisa anterior, de abril.A população ocupada também não se alterou e soma 21 milhões de pessoas.

 

Na terça-feira, uma pesquisa da Fundação e do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) apontou que a taxa de desemprego em seis regiões metropolitanas do país ficou em 15,3% em maio.

 

A discrepância entre os dados das duas pesquisas decorre da diferença de metodologia. Diferentemente do IBGE, a pesquisa do Dieese e da Seade considera desempregadas não apenas as pessoas que não têm uma ocupação, mas inclusive aquelas que exercem um trabalho precário (popularmente conhecido como "bico") enquanto procuram emprego relacionado à sua área.

 

Se as pessoas nessas situações forem consideradas empregadas, a taxa de desemprego estudada pelo Dieese fica em 10,9%.

 

Também aqueles que desistiram de procurar emprego nos últimos 30 dias por falta de esperança são considerados "desempregados" na pesquisa Dieese/Seade, enquanto são vistos como "inativos" na pesquisa do IBGE. Esse grupo correspondeu, em maio, a 4,4 pontos percentuais da taxa de desemprego verificada pelo Dieese (15,3%).