MENU

Paraná: Renovação da Convenção da Construção Pesada conquistada pelo Sintrapav traz importantes avanços

Publicado: 17 Julho, 2018 - 11h56

Escrito por: Conticom

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada no Estado do Paraná (Sintrapav) impediu que o patronato jogasse todo o peso da crise sobre os ombros dos operários, defendeu a pauta da categoria e partiu para o ataque com a força da unidade e da mobilização dos canteiros de obra.
GANHO REAL -  A proposta conquistada pelo Sintrapav nas negociações com o sindicato patronal (Sicepot) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) traz o aumento de 3% nos salários e pisos da categoria, diante de uma inflação acumulada de 1,76% (INPC/IBGE - jun2017/maio2018) - o que representa um ganho real (acima da inflação) de 1,24%. O vale-refeição passará para R$ 18,50 a partir de 1º de julho e foi incluída a função de bandeirinha motorizado no nível salarial 2.
AVANÇOS - O Sintrapav ainda conseguiu incluir na CCT medidas de proteção aos operários frente à reforma trabalhista de Temer, como, por exemplo, a obrigação da homologação das rescisões de contratos de trabalho acima de um ano junto ao Sindicato - para os sindicalizados-, o que reforça ainda mais a importância de ser sócio; e a adequação da cláusula sobre as horas in itinere para tratar do auxílio para locais de difícil acesso. Diante da nova legislação anti-trabalhador, que dispõe que os acordos e convenções coletivas prevalecem sobre a lei, é fundamental incluir tais pontos na CCT da Construção Pesada do Paraná. A maior conquista, no entanto, foi a manutenção de todos os direitos previstos na CCT anterior.