MENU

Conticom e FSCM participam da Conferência Regional América Latina e Caribe da ICM

Evento da Internacional da Construção e da Madeira foi realizado no Panamá, de 16 a 18 de maio

Publicado: 24 Maio, 2018 - 11h16

Escrito por: Conticom/CUT

Domingos e Josemar com dirigentes internacionais no evento da ICMDomingos e Josemar com dirigentes internacionais no evento da ICMA Internacional da Construção e da Madeira (ICM) realizou entre os dias 16 e 18 de maio, na cidade do Panamá, a Conferência Regional América Latina e Caribe sobre Sindicalismo Inovador, debatendo estratégias frente às agressões à democracia e aos direitos.

O secretário de Relações Internacionais da Conticom, Domingos Oliveira Davide, e o presidente da Federação Solidária dos Trabalhadores da Indústria da Construção, do Mobiliário e da Madeira da CUT de São Paulo (FSCM), Josemar Bernardes André, representaram o. Brasil no evento, denunciando os inúmeros retrocessos advindos com o desgoverno Temer. Os dirigentes das duas entidades reiteraram a determinação do conjunto dos movimentos sociais brasileiros em ampliar a campanha pela libertação do ex-presidente Lula e lutar por uma agenda positiva, de defesa dos direitos e da retomada do emprego e da renda.

Evento demonstrou determinação da categoriaEvento demonstrou determinação da categoriaConforme Domingos, a reunião tinha como objetivo discutir as ações da ICM para os próximos quatro anos, tendo em vista o seu Plano Estratégico aprovado em Durban, na África do Sul, em dezembro do ano passado. "Houve inúmeras contribuições da reunião para a construção de um sindicalismo inovador, que incorpore muito mais juventude, e de combate às reformas neoliberais, contra os inúmeros retrocessos impostos pela submissão de muitos governos", explicou. De acordo com o dirigente da Conticom, "a estas contribuições se somaram outras para a construção de um documento que será apresentado e discutido durante a Conferência Regional, a ser realizada proximamente na República Dominicana”.

Estiveram presentes sindicalistas do Brasil, Argentina, Equador, Colômbia, Republica Dominicana e Panamá.