MENU

CBIC: Setor cai mais 6% e soma 1 milhão de postos de trabalho fechados desde 2014

Câmara Brasileira da Indústria da Construção aponta mais um ano de queda

Publicado: 31 Janeiro, 2018 - 13h37

Escrito por: Conticom

A construção civil e o mercado imobiliário encerraram mais um ano em queda. O setor caiu 6% em 2017, conforme a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic). O recuo de quase 105 mil vagas equivale a um saldo negativo de 5% na massa de trabalhadores. No acumulado da crise, iniciada em 2014, já são um milhão de empregos fechados.
Setor que representa cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), a construção civil impactou a economia em 0,5% negativo em 2017, no terceiro ano consecutivo de retração, conforme a Cbic.
QUEDA - No ano passado o mercado imobiliário manteve tendência de queda. No terceiro trimestre, as vendas de imóveis caíram 5,1% e os lançamentos diminuíram 11% em comparação com o segundo trimestre. Esta tendência vem se mantendo ao longo do ano, aponta a Cbic.
Estudo da indústria indica que, de janeiro a setembro de 2017, as vendas em unidades registraram queda de 1,5% em relação ao acumulado do ano anterior, enquanto que os lançamentos imobiliários, por sua vez, recuaram 8,6%.