MENU

Sindicato de Volta Redonda alerta sobre a importância de denunciar obras com risco de acidentes

O presidente da entidade, Sebastião Paulo de Assis, ressalta que o assunto é preocupante, pois em janeiro dois acidentes ocasionaram as mortes de trabalhadores em Volta Redonda e em Resende

Publicado: 20 Fevereiro, 2017 - 18h07

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Volta Redonda e região iniciou o ano alertando trabalhadores e população sobre a importância da denúncia de irregularidades em obras que podem causar acidentes. O presidente da entidade, Sebastião Paulo de Assis, ressalta que o assunto é preocupante, pois em janeiro dois acidentes ocasionaram as mortes de trabalhadores em Volta Redonda e em Resende.

“Na nossa região são realizadas diariamente centenas de obras sob a responsabilidade de empresas. Também têm as obras particulares com serviços fechados diretamente com os proprietários. Estas são mais difíceis de fiscalização porque muitas vezes não há a mínima preocupação com a prevenção de acidentes”, comenta o presidente. 

Ele relata que o Sindicato não tem autonomia para embargar uma obra, mas atua na prevenção. Quando são comprovados riscos os diretores comunicam ao responsável pela obra, solicitam que sejam feitas correções e orientam sobre as condições do serviço. Em caso de riscos graves a denúncia é encaminhada aos órgãos fiscalizadores: Ministério do Trabalho, Ministério Público, Polícia Civil ou Polícia Federal, que têm poder para embargar uma obra irregular.