MENU

Conticom realiza mais duas oficinas "Multinacionais no Setor da Construção"

Projeto é resultado de uma parceria com a Secretaria de Relações Internacionais da CUT

Publicado: 21 Setembro, 2015 - 10h19

Escrito por: Conticom

Nos dias 14 e 15 a Conticom realizou, em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais da CUT, mais duas a oficinas “Multinacionais no setor da Construção” em Campinas/SP e São Gonçalo/RJ. Objetivo das oficinas é levar conhecimento da política e conjuntura internacional aos dirigentes e assessores sindicais para fortalecimento de acordo com as multinacionais no setor da construção e da madeira.

Oficina em Campinas/SPOficina em Campinas/SP

Para o secretário de relações internacionais “a decisão da Conticom de regionalizar os debates foi muito importante, pois garante maior participação dos sindicatos e maior nível de aprofundamento. Os seminários têm sido bem debatidos e estamos conseguindo alcançar o objetivo de mostrar a importância do debate internacional. A Conticom sempre teve Secretaria de Relações Internacionais, mas ela sozinha não dava conta de envolver os sindicatos, sentindo o seminário está promovendo esta integração”.

Foi debatido nas oficinas a globalização da economia e seus reflexos no mundo do trabalho, acordos com empresas multinacionais, organização dos sindicatos na ICM, e perspectiva de construção de redes.

Oficina em São Gonçalo/RJOficina em São Gonçalo/RJO secretário de formação da Conticom, Paulo Peres, o Carioca, “as oficinas estão sendo muito interessantes e estão apresentando a necessidade de debatermos as relações internacionais, o mundo globalizado, as multinacionais. Nós estamos sempre preocupados no sindicato com questões do dia-a-dia, como os reajustes salariais e a precarização, e não debatemos, não percebemos a importância do tema, e essas oficinas trouxeram essa oportunidade”.