MENU

Sticcero participa da 2ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Evento elegerá os delegados para a 4ª CNSTT

Publicado: 27 Junho, 2014 - 15h11

Escrito por: Rondonoticias

 

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero) está participando da 2ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora que foi aberta nesta quarta-feira (25), no auditório do Hotel Rondon. 

A 2ª Conferencia Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como tema central a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado”.

O sindicalista Clébio Lobato, secretário geral do Sticcero, disse que o objetivo central desta conferencia é propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e que tem com objetivos específicos, o seguinte:

I - apropriar-se das propostas aprovadas nas Conferências Macrorregionais, discutindo-as, reelaborando e aprovando até no máximo 12 propostas para a Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras;

II - apropriar-se das propostas aprovadas nas Conferências Macrorregionais, discutindo-as, reelaborando e aprovando-as para a construção de uma Política Estadual de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras;

III - discutir e aprovar moções para a Conferência Estadual e Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras;

IV - eleger os/as delegados/as para a 4ª CNSTT. 

Para Enélcio Pereira, tesoureiro do Sticcero e representante da CUT/RO junto ao Conselho Estadual de Saúde defende uma política de valorização dos trabalhadores e trabalhadoras e elogia a iniciativa de Rondônia sediar um evento de tamanha envergadura e que beneficia diretamente a classe trabalhadora da construção civil.

Nesta quinta-feira, a partir das 8h30, Fernanda Bemvenutty, conselheira Nacional e representante da Comissão Organizadora da IV Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora estará debatendo o fortalecimento e a participação dos trabalhadores e trabalhadoras da comunidade e do controle social nas ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora.

No turno da tarde José Maria Frota será o expositor e terá a coordenadora de Mesa Ana Flora Camargo Gerhartt. Frota vai abordar a efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e da intersetorialidade nas três esferas de Governo.

Além de Clégio e Enélcio, o Sticcero conta com as participações de Queiroz, Rosenildo, Manoel, Evaldo, Edson e Lucicleia 

O evento será encerrado na sexta-feira com uma vasta programação.