MENU

SRTE/SP embarga obra de ponte em Piracicaba

Superintendência será rigorosa com empresa responsável pelas obras de ponte sobre o rio de Piracicaba que resultou na morte de 5 operários

Publicado: 04 Julho, 2013 - 15h34

Escrito por: MTE/SP

O Superintendente da SRTE/SP, Luiz Antônio Medeiros, garantiu, nesta quarta-feira (03), que o Ministério do Trabalho e Emprego será rigoroso com a empresa responsável pelas obras de ponte sobre o Rio Piracicaba, em São Paulo.  “A Superintendência será rigorosa na apuração. Embargamos a obra e vamos fazer uma devassa nessa empresa que já tem um histórico de acidentes”, afirmou. A queda de um pilar de sustentação na ponte sobre o Rio Piracicaba, provocou a morte de cinco operários e deixou outros cinco feridos no interior paulista no último dia 2 de julho.

A Construtora Tardelli, empresa responsável pelas obras do novo anel viário de Piracicaba, já havia recebido mais de 40 autuações do Ministério do Trabalho referentes a irregularidades com relação a saúde e segurança dos trabalhadores, além de ter sido responsabilizada por um acidente em maio deste ano que feriu gravemente dois operários no mesmo local.

Medeiros, que assinou o laudo de interdição e concedeu entrevista coletiva no local onde as buscas aos desaparecidos estão sendo efetuadas, disse que a Superintendência não medirá esforços para chegar às verdadeiras causas que provocaram o acidente. “Num caso como este que envolve morte de trabalhadores não se pode falar em fatalidade. É preciso apurar as causas, os responsáveis e os erros que provocaram essa tragédia”, garantiu.

A fiscalização do MTE aponta no sentido de responsabilizar totalmente a empresa pelo ocorrido. “Embora tenhamos feito as fiscalizações, ninguém do Ministério podia imaginar que o vão central da ponte iria cair. Isso é uma questão de engenharia. O que poderíamos fazer, foi feito. Agora vamos ser absolutamente rigorosos, porque já havíamos advertido a empresa. Era para que fosse tomado providências e não ter deixado chegar onde chegou. Portanto, as pessoas responsáveis terão que pagar", disse o superintendente.