MENU

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou PL que reduz peso máximo carregado individualmente

O projeto reduz de 60 para 30 quilos o peso máximo que um trabalhador poderá carregar individualmente em serviços braçais

Publicado: 02 Julho, 2013 - 12h28

Escrito por: Conticom

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na última quarta-feira (18) o Projeto de Lei 5746/05, do Senado, que reduz de 60 para 30 quilos o peso máximo que um trabalhador poderá carregar individualmente em serviços braçais.

O objetivo é evitar acidentes e garantir melhores condições de trabalho a categorias como a dos estivadores, operários da construção civil, tropeiros, mineiros, garimpeiros e trabalhadores do setor de carga e descarga. De acordo com a proposta, as empresas terão um ano de prazo para se adaptarem à exigência.

A proposta do Senado, que tramita em regime de prioridade, já havia sido rejeitada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural em dezembro de 2007. Como agora foi aprovado pela Comissão de Trabalho, o projeto perdeu seu caráter conclusivo e seguirá para o Plenário, após a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.