MENU

Ministério Público aponta negligência na morte de trabalhador em obra no aeroporto de Viracopos

Total desrespeito com a vida e confiança na impunidade

Publicado: 01 Abril, 2013 - 16h18

Escrito por: Conticom

 

Procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) vistoriaram as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos após a morte do trabalhador por soterramento no dia 22 e constataram a falta de escoras laterais na construção.

Segundo o procurador Alex Garbellini "houve negligência do consórcio no fornecimento de proteção coletiva (escoramento), que poderia ter evitado o acidente fatal. A responsabilidade de manter a obra em perfeitas condições de segurança é unicamente do empregador, a quem compete fiscalizar o seu cumprimento e zelar pela integridade física de seus trabalhadores".

De acordo com o MPT, o escoramento é exigido pelas normas de segurança do trabalho. No momento do acidente, os operários trabalhavam em um plano inclinado que levava até o local mais profundo da escavação, quando a terra desabou sobre dois deles. O MPT destaca que o terreno estava molhado e havia atividade de retroescavadeiras no entorno da escavação.

As obras foram parcialmente retomadas na última quarta-feira (27) em algumas frentes como terraplenagem, descarregamento de materiais, montagem de canteiro, pátio de vigas e acampamentos. A responsável pela operação do aeroporto de Viracopos afirmou que deu início ao processo de apuração dos fatores e das causas do acidente, mas ainda não em data para ser concluído.