MENU

Primeira comissão de trabalhadores da construção predial toma posse em Campinas

Nesta quarta-feira (20) tomou posse a comissão de trabalhadores de obra gerenciada pela MRV Engenharia

Publicado: 21 Fevereiro, 2013 - 14h57

Escrito por: Edilson Damas, do Sinticom

 

 

Nesta quarta-feira (20) tomou posse a comissão de trabalhadores das obras do empreendimento Parque das Águas, em Campinas (SP), gerenciado pela MRV Engenharia. Cerca de 700 trabalhadores serão beneficiados com a iniciativa, que tem como principal objetivo a solução das demandas por meio do diálogo entre funcionários e empresa. A comissão de representantes sindicais também terá a responsabilidade de verificar o cumprimento das diretrizes do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção na obra.

“O objetivo do Compromisso é estabelecer um clima de negociação permanente entre trabalhadores e empregadores no setor da construção”, explica o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, Mobiliário e Montagem de Campinas e Região,Francisco Aparecido da Silva.

A representação sindical, uma das principais diretrizes do Compromisso Nacional, tem como objetivo a ampliação do diálogo entre trabalhadores e empregados em todos os níveis, com base na negociação, na troca de informações e na consulta, no sentido de buscar soluções para os problemas específicos de cada obra em relação a processos de trabalho, mudanças organizacionais e condições contratuais, entre outras questões. Além da representação sindical, o Compromisso Nacional prevê a instalação de comissões de saúde e segurança, e ações para aprimorar o recrutamento, a contratação, e a qualificação da mão-de-obra.

O Parque das Águas é formado por oito conjuntos habitacionais: Água Branca, Água Doce, Águas Belas, Águas Claras, Águas da Serra, Águas Formosas, Águas de Limeira e Águas de Lindóia. De acordo com a MRV, são 1.910 unidades habitacionais, com investimento da ordem de R$ 100 milhões.

Participam do evento representante da Secretaria-Geral da Presidência, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção, Mobiliário e Montagem de Campinas e Região (Sinticom), e da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom-CUT).