MENU

Toma posse a comissão de trabalhadores na Replan

Participam de cerimônia o Sinticom, Conticom e a Secretaria Geral da Presidência da República

Publicado: 23 Novembro, 2012 - 14h44

Escrito por: Edilson Damas, do Sinticom

 

Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Mobiliário e Montagem de Campinas e Região (Sinticom), Amilton Mendes, Francisco Aparecido da Silva e Ailton Martinelli participaram nesta terça-feira (21), da cerimônia de posse da primeira comissão de trabalhadores da Galvão Engenharia, na obra da Refinaria de Paulínia (Replan).

Estiveram presentes na posse o Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho e Secretário de Relações do Trabalho, Manoel Messias Nascimento, o presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom), Claudio Silva Gomes, além, de representantes da Galvão.

O Compromisso Nacional para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção foi firmado pela presidente Dilma Rousseff, por representantes dos trabalhadores e do empresariado do setor da construção em solenidade realizada no Palácio do Planalto, em 1º de março de 2012. “O objetivo do Compromisso é estabelecer um clima de negociação permanente entre trabalhadores e empregadores no setor da construção”, explica o diretor Amilton Mendes dos Santos.

A proposta de condicionar a liberação de recursos públicos para obras mediante a adesão e o cumprimento dos termos do Compromisso busca fortalecer as negociações com as empresas visando melhorar as condições de trabalho e da atividade sindical nos canteiros.

Para acompanhar o Compromisso Nacional, foi criada a Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, que tem caráter tripartite (com representantes do governo federal, setor empresarial e centrais sindicais), e é coordenada pela Secretaria Geral da Presidência da República, em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego. Além de funcionar como um espaço permanente de discussão entre as partes envolvidas, a Mesa também tem a incumbência de receber e divulgar as adesões ao Compromisso.